Um cidadão chinês, de 64 anos, foi preso nesse domingo (dia 12) por policiais militares da Operação Volta Redonda Presente. O estrangeiro foi apontado por um homem por ter roubado seu aparelho celular na Feira Livre, na Vila. Acionados pela vítima, os agentes procuraram pelo suspeito nas imediações e o encontraram com o referido telefone.
O homem reconheceu o suspeito e o aparelho e o chinês teve a prisão determinada por roubo. Com ele também foram apreendidos uma faca, notas de yuan (moeda utilizada na China), além de R$ 310.
Cabe acrescentar que a polícia teve certa dificuldade em oficializar o registro, uma vez que o chinês não fala a língua portuguesa. Os agentes fizeram contato com a Polícia Federal para verificar se havia alguém que pudesse se comunicar com ele e colher seu depoimento. No entanto, segundo a PF, ninguém que estava de plantão falava a língua chinesa. Os policiais também tentaram contato com o Consulado Chinês no Brasil, porém sem sucesso.
Por fim, os agentes recorreram a uma mulher que trabalha em um estabelecimento comercial da cidade e que seria capaz de se comunicar com o suspeito. Ela concordou em intermediar o diálogo e foi espontaneamente para a delegacia. Também se prontificou a servir de intérprete na audiência de custódia, onde o juiz vai determinar se o chinês poderá ou não responder em liberdade.
Foto: Divulgação / PM