24 C
V Redonda
sábado, fevereiro 14, 2026
Início Região Federação Partidária de VR estuda nova solicitação para propaganda eleitoral na TV

Federação Partidária de VR estuda nova solicitação para propaganda eleitoral na TV

Após o juiz eleitoral Roberto Henrique dos Reis, da 131ª Zona Eleitoral, determinar o arquivamento do pedido feito pelo jornalista e mestre em Comunicação Social, Jorge Alexandre Lucas, para viabilizar a propaganda eleitoral na TV nas eleições municipais de Volta Redonda, partidos como PT, PV, PCdoB, que formam uma Federação Partidária, e o PSOL, avaliam protocolar uma solicitação semelhante.

A decisão do magistrado serviu como base para essa nova movimentação. Em seu despacho, Reis salientou que a regulamentação atual delega aos partidos políticos e federações participantes do pleito a iniciativa para requerer a propaganda ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), até 15 de agosto.

“Portanto, ainda que plausíveis os argumentos do requerente favoráveis à veiculação do horário eleitoral gratuito neste município, não há base normativa para uma providência de ofício por parte da Justiça Eleitoral”, observou o juiz. “Cabe, portanto, às agremiações partidárias formalizar o pedido, instadas que sejam pelos seus próprios filiados, pré-candidatos, ou mesmo pela imprensa ou pela sociedade civil”, completou.

Vagner Siqueira, presidente do diretório do PCdoB em Volta Redonda, informou à Folha do Aço que as conversas com representantes de outras siglas estão previstas para os próximos dias. “Tivemos uma reunião recente, e embora não tenhamos abordado esse tema especificamente, comprometemo-nos a discutir com outros partidos sobre o assunto”, afirmou Siqueira.

A nova proposta para a propaganda eleitoral na TV em Volta Redonda deve se assemelhar ao argumento apresentado por Jorge Alexandre. Em seu documento, o jornalista apontou que a cidade ultrapassou a marca de 200 mil eleitores aptos desde 2012, ressaltando a importância de proporcionar informações adequadas para uma escolha consciente.

Jorge Alexandre também destacou a infraestrutura técnica avançada da região, mencionando a capacidade das emissoras locais, como a TV Rio Sul, em realizar transmissões ao vivo. Ele reiterou que Volta Redonda detém o maior colégio eleitoral da região, tornando imperativa a disponibilização da propaganda eleitoral na TV.

No ofício, o jornalista criticou a inação dos políticos locais e a falta de uma resolução clara do tribunal eleitoral sobre o tema. Ele concluiu enfatizando que o interesse público e a necessidade de esclarecimento dos eleitores devem prevalecer.

Foto: arquivo pessoal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.