A prefeitura de Piraí conquistou o primeiro lugar na 4ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde. Realizada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro e pela Plataforma Colaborativa IdeiaSUS Fiocruz, esta edição recebeu 106 inscrições, das quais foram selecionadas 24 experiências do Sistema Único de Saúde (SUS) do estado do Rio. As práticas foram apresentadas em evento realizado nesta quinta-feira (dia 25), na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), localizada no campus sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ).
Desenvolvido pelas equipes do Centro Especializado Multidisciplinar de Atendimento à Infância e Adolescência (Cemaia), o trabalho vencedor abordou o tema “Equipe Multidisciplinar – Um olhar psicossocial na atenção à infância e adolescência”. Piraí obteve a média final da avaliação mais alta entre todos os municípios concorrentes, alcançando 94,3.
“Essa conquista é muito importante para o município de Piraí, pois vem corroborar com a criação do novo Cemaia, inaugurado em dezembro pelo prefeito Dr. Ricardo Passos”, destacou a secretária municipal de Saúde, Giane Gioia.
“A conquista deste primeiro lugar entre todos os municípios do estado confirma que a Saúde é levada a sério pela prefeitura de Piraí”, comemora o prefeito Dr. Ricardo Passos. “O foco da nossa gestão é proporcionar um cuidado integrado e especializado para crianças e adolescentes. O Cemaia é mais que um centro, é um símbolo do nosso compromisso com o bem-estar de cada jovem em Piraí”.
A premiação garante à Piraí o acompanhamento do trabalho pela Curadoria em Saúde da IdeiaSUS Fiocruz por um ano, além da produção de um vídeo e publicação de um livro sobre as práticas. Piraí terá ainda o direito de participar da ’19ª Mostra Brasil, aqui tem SUS’, que acontece no contexto do 38º Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, de 30 de junho a 3 de julho de 2024, em Porto Alegre (RS).
Cemaia
Inaugurado pela prefeitura de Piraí em dezembro do ano passado, o Cemaia oferece cuidado a crianças e adolescentes com demandas em saúde mental e emocional, bem como àqueles com necessidades educacionais. O encaminhamento eficiente é garantido pelas Unidades de Saúde da Família (USF) e outros pontos da rede intersetorial, assegurando que nenhum jovem seja deixado para trás.
Na esfera educacional, o Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEE), em colaboração com as escolas municipais, estabelece fluxos e protocolos para encaminhar crianças e adolescentes ao Centro.
Ocupando as antigas instalações do prédio do Cederj, no Centro, o Cemaia oferece, desde dezembro, atendimento multidisciplinar e cuidado integral, partindo da premissa de que toda criança e adolescente tem demandas únicas. O serviço é um passo ousado para um futuro inclusivo e acolhedor.
Foto: divulgação