Em uma cerimônia cívica realizada no pátio do Quartel General, a Polícia Militar do Rio de Janeiro comemorou na segunda-feira (dia 13) os 215 anos de existência da Corporação. Para marcar essa data histórica, foram entregues 60 medalhas “Mérito Dom João VI” a militares e civis, em reconhecimento a ações voltadas para o engrandecimento da instituição.

Além de praças e oficiais da Polícia Militar, a comenda foi entregue a representantes das Forças Armadas, da alta administração do Estado do Rio de Janeiro, do Poder Judiciário, do Poder Legislativo, do Ministério Público e a gestores municipais.

Na leitura da Ordem do Dia, o secretário da secretaria de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, destacou a participação relevante dos integrantes da tropa desde a fundação da Guarda Real de Polícia, a primeira denominação da instituição, criada por decreto do Príncipe Regente Dom João VI, em 13 de maio de 1809.

“Estamos dando continuidade a uma missão assumida há mais de dois séculos: garantir a ordem pública e a paz, seguindo as determinações constitucionais vigentes no país.”

Além da importância histórica nos eventos mais marcantes do país, o secretário da SEPM lembrou os complexos desafios atuais enfrentados pela Corporação. “Nos quatro primeiros meses deste ano, já apreendemos mais de 200 fuzis, armas de guerra fabricadas em sua maioria em outros países. Mas que chegam ao nosso estado por meio de organizações criminosas internacionais”, disse o secretário, para defender em seguida uma articulação regional e nacional capaz de vencer o grande desafio de combater de forma mais eficiente as facções criminosas, abastecidas pelo tráfico internacional de armas.

Menezes lembrou que a presença de representantes de diferentes instituições comprova que essa união de esforços é possível e viável. “O fortalecimento dessa necessária sinergia será fundamental não só para reduzir ainda mais a incidência criminal, como para melhorar a sensação de segurança de cidadãos e turistas, estes atraídos pelas belezas naturais do nosso estado e pela hospitalidade do nosso povo”, afirmou o coronel Menezes.

No final de seu pronunciamento, o secretário agradeceu às personalidades homenageadas “pelas ações empreendidas em prol do fortalecimento da nossa bicentenária e gloriosa Corporação”.

Menezes assume compromisso de ampliar policiamento ostensivo

Valorização e respeito aos policiais militares, integração institucional e foco na ampliação do policiamento ostensivo são algumas das principais metas que nortearão a gestão do secretário de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro e Comandante-Geral da Corporação, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, empossado no cargo no final de abril.

“Comprometo-me desde já a trabalhar com afinco no poder da capacitação contínua dos nossos policiais, no respeito aos direitos humanos, na atuação proativa e na prevenção do crime, visando sempre a construção de uma sociedade mais justa e segura para todos”, e completou: “Ampliaremos o foco na nossa missão constitucional: policiamento ostensivo. A ostensividade do nosso patrulhamento tem um impacto muito positivo entre os cidadãos que circulam nas vias urbanas. E a visibilidade transmite a sensação de segurança.”

“Vamos investir no incremento das condições de trabalho de nossos policiais militares, na atenção a sua formação, treinamento constante e aquisição de equipamentos modernos à altura das suas demandas para servir e proteger a população do nosso estado.”

Foto: PM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.