Quase 12 mil exames de imagem disponibilizados para a população de Volta Redonda em dois meses. Esse número foi alcançado com a implantação do Mutirão de Exames de Imagem pela secretaria municipal de Saúde em fevereiro, com término previsto para 30 de abril. Esse prazo poderá ser prorrogado de acordo com a demanda.
De acordo com a coordenadora da Divisão de Média Complexidade, Flávia Lipke Ensenãt, a ação aumentou a oferta de mamografias, ultrassonografias geral e raios X, para diminuir ao máximo o tempo de espera por esses exames. “O atendimento no Centro de Imagem do Estádio Raulino de Oliveira, no bairro Jardim Paraíba, é realizado de segunda à sexta-feira, das 07h às 23h e aos sábados, das 7h às 19h”, lembrou Flávia.
O secretário Municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, afirmou que o índice de absenteísmo se manteve alto no segundo mês de Mutirão de Exames de Imagem. “Tanto em fevereiro, quanto em maço, cerca de 35% dos exames marcados não foram realizados por não comparecimento do paciente”, explicou.
Ele pede que, assim que o paciente verificar que não poderá comparecer ao Centro de Imagem no dia em que o exame foi agendado, avise à unidade da Atenção Básica de sua referência. “E assim dar oportunidade de acesso a outro usuário”, explicou.
O agendamento é feito através do SISREG (Sistema de Regulação do Ministério de Saúde) com critérios de classificação de prioridades. O mutirão é voltado para pacientes, inseridos no sistema pela Atenção Básica do município que aguardam pela marcação do exame.