Cerca de 1000 mudas de Ipê roxo, amarelo e rosa, foram doados pelo aposentado da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e morador do bairro Retiro, Jorge Antônio Bastos, 88 anos, para o programa de Arborização Urbana em Volta Redonda. As mudas foram entregues a uma equipe da secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA).

A bióloga e gerente de Educação Ambiental da SMMA, Vanessa Cabral, agradeceu a atitude do aposentado e comentou a destinação que será dada às mudas recolhidas. “A doação é muito importante para o reflorestamento da cidade, contribuindo para o programa de Arborização Urbana, que tem como meta realizar o plantio de 50 mil mudas até o final de 2020. Primeiro, elas serão levadas para o Parque Municipal do Ingá, onde serão selecionadas e separadas. E depois encaminhadas para o plantio”, disse Vanessa.

O prefeito Samuca Silva (PSDB) também destacou o ato do morador pelo meio ambiente do município: “É muito gratificante ver a população contribuindo, dando o exemplo de participação na construção de uma cidade verde, onde as matas com árvores nativas da Mata Atlântica serão preservadas e incentivadas com mais plantios. Um estudo elaborado pela Secretaria vai indicar os melhores locais para o resgate e ampliação das áreas verdes”, afirmou.  

Segundo Jorge Bastos, que trabalhou por 35 anos na CSN, as sementes vem do estado do Mato Grosso, e de São Luiz, do Maranhão, tendo feito a doação para fazendas e pessoas das comunidades diversas, e cidades vizinhas, de cerca de 1.200 mudas no ano passado: “É com alegria que vejo as sementes que recebi crescendo, virando mudas que vão para o meio ambiente de Volta Redonda. Estou feliz em poder doar e colaborar com a cidade”, disse.

A sua esposa, Aurora Oliveira Borges, informou que ouviu sobre o programa de Arborização Urbana numa divulgação feita por uma rádio da Igreja Católica e fez contato a secretaria de Meio Ambiente oferecendo as mudas.  Além de Ipês, o casal está plantando sementes da espécie Oitis para futuramente poder doar. Os canteiros plantados ficam nos fundos da residência na Rua D’Ouro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui