O Detran-RJ acaba de lançar o serviço de licenciamento anual 2019 na versão digital. Agora, todos os veículos de placas de 0 a 6, que já pagaram a guia GRT e o seguro Dpvat, estão regulares e podem circular sem transtornos. Com as taxas quitadas, a versão CRLV fica disponível pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito do Serpro. Caso o motorista queira obter o documento impresso, basta ir a uma unidade de veículo, seguindo sempre o calendário de entrega. “Nós só estamos facilitando a vida das pessoas. A via digital do CRLV vale para mostrar a regularização do veículo. Não precisa correr para retirar o documento físico”, ressalta Luiz Carlos das Neves, presidente do Detran.

A versão do CRLV para celular substitui a de papel, já que o documento físico não é mais de porte obrigatório, como ressalta o parágrafo único do artigo 133 Código de Trânsito Brasileiro. O CRLV digital tem o mesmo valor legal do documento em papel, mas a emissão tem uma condição óbvia: o veículo precisa estar devidamente regularizado, ou seja, com as taxas pagas.

É importante lembrar que os proprietários de veículos com placas de 0 a 2 e que pagaram a GRT, já estão regulares e podem retirar a via impressa do documento indo a uma unidade de veículo, sem necessidade de agendamento.

Para os veículos de placas de 3 a 6, é necessário agendar a retirada do documento no site www.detran.rj.gov.br ou nos telefones 3460-4040 ou 3460-4041 (Região Metropolitna) e 0800 020 4040 ou 0800 020 4041 (interior), caso o motorista queira ter em mãos a versão impressa.

Para ter o documento impresso, é preciso apresentar o CRLV anterior (ou sua a versão digital) ou o certificado de registro do veículo (CRV). No caso dos proprietários de placas 7, 8 e 9, é necessário aguardar ainda a abertura do calendário.

Veja como ter o CRLV digital
1- Pague a GRT e seguro DPVAT referentes ao licenciamento anual 2019.
2- Baixe o aplicativo CDT, disponível no Google Play e na App Store.
3- Insira seu CPF.
4- Preencha o formulário, com nome completo, data de nascimento e endereço de e-mail. Crie uma senha.
5- O sistema mandará um link de ativação para o seu e-mail; siga-o.
6- Entre no aplicativo com seu CPF e a senha.
7- Clique no botão ‘+’.
8- Clique em ‘Incluir CRLV digital’.
9- Insira o número do Renavam.
10- Insira o código de segurança do CRV, o documento de compra e venda do veículo – não confundir com o CRLV.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.