Representantes do Instituto do Câncer do Ceará (ICC) anunciaram a assinatura de um contrato com a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) para operar o Hospital das Clínicas, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. O acordo celebrado na segunda-feira (dia 20) tem previsão de que, em 30 dias, seja feita a transição da atual gestão, comandada pelos médicos do antigo Vita depois da intervenção judicial que indicou um administrador para a unidade.

Todavia, as coisas podem não ser tão simples como anunciadas pelos dirigentes do ICC, uma instituição filantrópica. Advogados consultados pela Folha do Aço observaram que a CSN fez acordo com os médicos do antigo Vita com duração de três meses. Passaram-se 17 meses desde então. “Agora o HC só deixa o imóvel se fizerem um novo acordo ou se a CSN entrar com uma nova ação de despejo”, pontuou uma fonte.

Existe mais um ponto que, segundo o especialista, precisa ser observado nesta disputa jurídica envolvendo três partes. “Como é hospital, não pode ser despejado com menos de seis meses. E isso aconteceria apenas se os gestores do Hospital das Clínicas não estivessem pagando aluguel, mas estão em dia”, salientou.

Disputa

O primeiro sinal de que a definição da administração do antigo Hospital da CSN caminharia para uma batalha na esfera judicial foi dado imediatamente após o anúncio do ICC. Em nota distribuída internamente aos colaboradores, a atual direção da unidade lembra que o Hospital das Clínicas iniciou suas atividades em 1º de julho de 2018, tendo a sua missão determinada pela Justiça.

O comunicado acrescenta que o novo acordo firmado pela CSN “em nada muda o nosso dia a dia”. Os administradores do HC garantem que continuarão “a conduzir o hospital com a mesma seriedade e serenidade dos últimos 17 meses”. E acrescenta: “Vamos aguardar o posicionamento da Justiça”.

Apressados, os diretores do ICC se reuniram com o prefeito Samuca Silva (PSDB) e o secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, para “apresentar projetos da iniciativa privada para a área de saúde da região”. No encontro, realizado na quinta-feira (dia 23) no Palácio 17 de Julho, foi detalhado que, além da assistência em saúde, a nova gestão pretende investir “em inovação tecnológica e educação”. Além de manter a gama atual de atendimento, a nova administração projeta “ampliar o foco e o potencial da instituição”.

O CEO do ICC, Pedro Meneleu, apresentou ao prefeito a administradora Juliana Vieira, que será a gestora do hospital em Volta Redonda.

A posição dos atuais administradores do HC, no entanto, pode retardar os planos do instituto cearense. Há cheiro de batalha jurídica no ar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.