O início da manhã desta segunda-feira (dia 29) foi de idosos se aglomerando ao esperar pela vez de serem vacinados contra a Covid-19 em algumas unidades básicas de saúde de Volta Redonda. Em fotos é possível ver, por exemplo, pessoas em filas com pouco distanciamento na porta da UBS Monte Castelo.

A vacinação contra a Covid-19 nesta segunda-feira é para idosos e outras pessoas do grupo prioritário da campanha, que tomaram primeira dose até a data de 8 de março, e ainda não fizeram a segunda dose. Também as pessoas que tinham a segunda dose marcada nos dias 25 e 26 de março, e que não foram vacinadas.

Sugestão

Para evitar a aglomeração de pessoas na porta das unidades de saúde, o vereador Renan Cury (Solidariedade) propôs à secretaria municipal de Saúde que Volta Redonda adote o sistema “drive-thru” na vacinação de idosos. Uma alternativa seria concentrar o serviço no amplo complexo da Ilha São João. Outros municípios, como Barra Mansa, já aderiram a esse tipo de serviço.

Até o momento, porém, o Palácio 17 de Julho segue optando pela oferta do imunizante apenas nos postos da rede pública. Na Cidade do Aço, a aplicação da segunda dose acontece nas 46 UBS) e da UBSF, de 9 até às 16h. É necessário levar um documento de identidade ou cartão do SUS.

Presidente regional da Abrasel alerta proprietários de estabelecimentos de alimentação para possível fechamento por 7 dias

A possibilidade iminente de fechamento por sete dias de alguns setores da economia de Volta Redonda levou o presidente da Regional Sul Fluminense da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), José Fardim, a emitir nota orientando aos proprietários de estabelecimentos de alimentação fora do lar que “sejam cautelosos nas compras e nas suas decisões que possam gerar despesas neste momento”.

Fardim citou os dados críticos registrados no domingo (dia 28) de capacidade dos hospitais, número de pessoas infectadas e de mortes. Segundo o Painel Coronavírus, da secretaria de Estado de Saúde, Volta Redonda já registrou 549 mortes, portanto, 13 a mais do que o divulgado ontem pela Prefeitura.

O dirigente da Abrasel criticou “o comportamento social inadequado, e outros fatores que contribuem para piorar neste momento”. Com discurso pessimista, José Fardim disse que tudo sinaliza que o Governo Municipal “terá que tomar a difícil decisão de fechar por sete dias a cidade, funcionando apenas as atividades essenciais – padaria, farmácia, supermercados e postos de combustível”.

Ele afirmou que está acompanhando o momento, porém alertou para que todos comecem a admitir esta provável paralização a partir de amanhã (ou seja, nesta segunda-feira). “Com isso, sejam cautelosos”, sugeriu.

Até a publicação desta reportagem, o Palácio 17 de Julho não tinha se pronunciado oficialmente sobre a possibilidade de estender as medidas para evitar o avanço do novo coronavírus. Segundo a Folha do Aço apurou, o prefeito Neto (DEM) estaria resistente a determinar o fechamento de setores do comércio. Uma definição deve acontecer na tarde de hoje, após uma reunião marcada para às 15h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.