O juiz Fellipe Bastos Silva Alves, da Vara Única de Piraí, condenou na segunda-feira (dia 26) o pedreiro Valdir Rodrigues da Graça, de 43 anos, a 29 anos e 9 meses de reclusão pelo crime de homicídio duplamente qualificado praticado contra seu genro, Lucas Gonçalves Pinto, 24 anos. Esta é a maior condenação aplicada por um júri realizado na comarca do município do Sul do Estado.

De acordo com a denúncia oferecida pelo promotor de justiça Marcelo Airoso Pimentel, Lucas foi assassinado após conversar com o sogro e o acusado pelo crime recusar um posterior aperto de mão. Com a negativa, ele disse que “não respeitaria [o sogro] se não fosse respeitado”.

Quando o jovem se preparava para sair do local foi atingido por uma facada na altura do peito. O crime foi presenciado pela namorada da vítima e outros familiares. Ainda de acordo com o MP, o crime foi praticado por motivo torpe e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. O caso aconteceu no dia 16 de dezembro de 2019, no bairro Ponte das Laranjeiras, em Piraí. Lucas chegou a ser encaminhado ainda com vida ao Hospital Flávio Leal, mas não resistiu aos ferimentos. O acusado tentou fugir, mas foi encontrado tentando se esconder no alto de uma árvore.

“Quando eu fiz o júri, pedi ao juiz que aplicasse a pena mais alta. Já está na hora do Brasil dar valor à vida humana, porque as pessoas aqui matam, as penas não são altas e ainda existem muitas progressões, que a pessoa acaba não cumprindo nada, muito pouco”, destacou o promotor Marcelo Airoso.

Por haver duas qualificadoras, a pena de Valdir Rodrigues foi ampliada em quatro anos e noves meses, totalizando 29 anos e 9 meses de reclusão, que deverá ser cumprida, inicialmente, em regime fechado. O pedreiro já tinha passagens por outros crimes. “Fiz esse pedido [da qualificadora] e fui atendido. O crime era de consequência grave. Na denúncia, o cara matou só porque ele não quis apertar a mão do genro”, explica o representante do Ministério Público do Estado. Lucas Gonçalves Pinto deixou uma filha de três anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.