Os presidentes da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP-VR), Ubirajara Vaz, e da Federação das Associações dos Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio de Janeiro (Faaperj), Yedda Gaspar, voltaram a pressionar o Senado Federal pela aprovação emergencial do projeto de lei 3.657/2020. De iniciativa popular, e acatada pelo senador Paulo Paim (PT-RS), o texto permite a aposentados e pensionistas do INSS receber o 14º salário emergencial em razão da pandemia da covid-19.
Na Moção de Apoio ao projeto, encaminhada ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-RO), os representantes dos aposentados destacam que o benefício, além de socorrer os idosos, que constituem grupo de risco, poderá funcionar como uma injeção de recursos de aproximadamente R$ 42 bilhões na economia.
“Isso representa dinheiro novo no comércio local de cada município, por meio de geração de impostos, fortalecendo empregos e colaborando para a retomada do crescimento econômico do País. Essa é uma ação de caráter humanitário, que proporcionará amparo para categorias vulneráveis da nossa sociedade num período de grave crise sanitária”, escreveram na Moção. Se transformada em lei, a matéria beneficiará os que recebem auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte e auxílio-reclusão.