Com o tema “OAB Forte Unida”, integrantes da chapa 1, lançaram oficialmente, na noite de quinta-feira (dia 28) a campanha pela eleição da 4ª subseção da instituição, em Barra Mansa. A chapa traz a candidata Sandra Veiga, única mulher a disputar o cargo de presidente, deste a implantação da entidade na cidade, há 55 anos.
O evento, em um espaço de festas na Avenida Presidente Kennedy, um reuniu cerca de 250 pessoas.
Uma das bandeiras do grupo é uma maior participação dos jovens advogados no dia a dia da instituição. O desembargador do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), Vitor Marcelo Aranha Afonso Rodrigues, defendeu em seu discurso a participação das mulheres nas ações da OAB.
“Hoje temos mais advogadas do que advogados e esta realidade nos garante uma oxigenação da instituição com mudanças significativas permitindo, por exemplo, que a advogada possa ser mãe e trabalhar sem constrangimentos ou perdas econômicas. Isto se torna possível graças a Lei 13.363, de 2016, estabelecendo, entre outras medidas, que advogada grávida tenha estacionamento no fórum, tenha preferência na ordem das sustentações orais e das audiências a serem realizadas a cada dia. Tenha entrada em tribunais sem ser submetida a detectores de metais e aparelhos de raios-X, revelando uma série de conquistas que mostram a importância da participação ativa, com direito a decisões na nossa instituição”, opinou.
A candidata a presidente Sandra Veiga, advogada há mais de 20 anos, também defendeu a realização de um mandato inclusivo e democrático. A candidata garante que vai trabalhar pela retomada da dignidade da classe e disse que uma das formas dessa proposta ser colocada em prática é através da capacitação e aperfeiçoamento do profissional.
“O conhecimento empodera o advogado que uma poderá cobrar com dignidade e respeito pelo seu trabalho. Esse é outro marco da nossa campanha”, enfatizou Sandra, que é especialista em Direito Empresarial Trabalhista e foi presidente da OAB Mulher e Conselheira da entidade.
O candidato a vice-presidente e o advogado Matheus Carvalho, que representa a jovem advocacia, defendeu o Programa de Mentoria, cuja meta é reunir advogados jovens e experientes para troca de conhecimentos.
“O jovem tem muito a contribuir com ensinamentos sobre as evoluções tecnológicas e os advogados antigos têm o conhecimento, a prática que não se aprende em livros, e juntos podem e devem realizar trabalhos conjuntos para o crescimento de ambos”, ressaltou Matheus, que tem 28 anos de idade e advoga há cinco anos.
Confira as propostas da chapa 3:
– Garantir a acessibilidade à sede da OAB, com a instalação de um elevador externo no prédio da entidade. O espaço deverá ainda ganhar um banheiro no primeiro andar do prédio;
– Fomentar o Canal da Ouvidoria, aproximando a classe à OAB;
– Firmar parcerias com empresas, cursos, assistência em saúde, comércio local, com o programa de anuidade zero;
– Priorizar o cumprimento do Código de Ética e Disciplina; incentivar a participação de mulheres nas decisões da OAB, além de incentivar a implantação de Deam-BM;
– Investir na Jovem Advocacia, com aperfeiçoamento e assistência aos profissionais em início de carreira;
– Criar convênios para o Marketing Jurídico e consultoria em gestão estratégica;
– Realizar parcerias junto ao judiciário para emissão dos mandatos de pagamentos e alvarás para a advocacia; criar portal transparência para prestação de contas dos recursos da Casa;
– Implantação de vaga para estacionamento do advogado próximo à Delegacia de Polícia;
– Criar a Sala da Advocacia na Delegacia de Polícia;
– Criar Programa de Mentoria;
– Criar a Vara do Trabalho de Barra Mansa;
– Incentivar programas de Defesa e Proteção de Maus Tratos aos Animais;
– Promover e incentivar campanhas em Defesa do Meio Ambiente;
– Estimular grupos de apoio à saúde dos advogados.