A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo confirmou, nesta quarta (dia 1º), o terceiro caso de infecção pela variante Ômicron da Covid-19. É também a terceira pessoa do Brasil com a doença – os outros foram registrados na última terça (dia 30).

O novo caso é de um homem de 29 anos que veio da Etiópia, na África, e desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos no último sábado (dia 28). A amostra foi sequenciada geneticamente pelo Instituto Adolfo Lutz.

O homem está vacinado com as duas doses da Pfizer, e está em isolamento em Guarulhos, cidade onde mora. O passageiro não apresenta sintomas, de acordo com a Vigilância Sanitária estadual.

Outros casos

Na última terça-feira (dia 30), foram confirmados os dois primeiros casos da variante Ômicron no país. Os infectados são um homem de 41 anos e uma mulher de 37 anos, casados, que moram na África do Sul e estavam no Brasil para visitar familiares.

Eles desembarcaram no Brasil no dia 23 e fizeram exame antes de retornar para a África do Sul no dia 25. Ambos tiveram resultado positivo em exames de PCR coletado no laboratório do Einstein instalado no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

O secretário de saúde, Jean Gorinchteyn, afirmou que “o comportamento de um vírus pode ser diferente em locais distintos em virtude de fatores demográficos e climáticos”, e reforçou “a importância da vacinação, principalmente aquelas 3,9 milhões de pessoas que ainda não tomaram a sua segunda dose, pois somente desta forma estarão totalmente protegidas”.

Com informações do Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.