25.2 C
V Redonda
segunda-feira, fevereiro 16, 2026
Início Volta Redonda Promotoria obtém garantia de que prefeitura de VR adotará sistema para preservação...

Promotoria obtém garantia de que prefeitura de VR adotará sistema para preservação dos dados de atendimento dos Conselhos Tutelares

A Prefeitura de Volta Redonda tem compromisso, a partir de segunda-feira (dia 17), de implementar o Sistema de Informação Para a Infância e Adolescência (Sipia). O acordo foi firmado entre o governo municipal e a 2ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Volta Redonda, do Ministério Público Estadual (MPRJ).

Em 2019, com a notícia de que dados sigilosos tinham desaparecido dos computadores de um dos Conselhos Tutelares (CTs) de Volta Redonda, foi instaurado inquérito civil para apurar os fatos e fomentar a criação de um sistema que pudesse garantir a conservação e maior segurança dos dados. Desta forma, em dezembro de 2020, foi expedida Recomendação para que os dois CTs da cidade tomassem medidas de segurança para preservar seus arquivos, e para que o município fornecesse suporte para a instalação de programas de segurança nos computadores dos órgãos.

Em resposta, o município informou que os dados só estariam totalmente seguros quando os conselheiros tutelares estivessem utilizando o Sipia. O Sistema registra e trata, em nível municipal, estadual e nacional, informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais contidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Assim, o MP realizou reuniões com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Volta Redonda, a secretaria de Governo e os conselheiros tutelares do município para fomentar a implementação do sistema na cidade. Também foram promovidas capacitações e, na quarta-feira (dia 12), um encontro final com os gestores, quando foi definida a data da implantação do Sipia no município.

Sipia

O Sipia é um sistema nacional de registros de informações dos atendimentos à criança e adolescente pelos conselheiros tutelares, que possibilita a geração de dados e estatísticas para adoção de políticas públicas em favor deste público-alvo. Com a sua implementação, o sistema de garantia de direitos terá acesso a real situação da criança e do adolescente no município, e todas as respostas aos encaminhamentos dos Conselhos Tutelares serão dadas através do programa, garantindo agilidade no conhecimento de possíveis violações de direitos da criança e adolescente e sua posterior solução, com o restabelecimento do direito violado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.