A Câmara de Volta Redonda aprovou na sessão de terça-feira (dia 17) projeto de lei do vereador Rodrigo Furtado instituindo o Dia Municipal de Prevenção e Conscientização do Diabetes. Prevista para ser lembrada na quarta semana do mês de junho, a data constará no calendário do município. O texto segue agora para o prefeito Neto, que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la.

A proposta, de acordo com o texto aprovado, é fomentar a discussão a respeito da doença nos espaços públicos, para que a população se conscientize da importância de uma alimentação saudável para preservação da própria saúde. “Infelizmente, pessoas morrem por falta de informação e por falta de políticas públicas. Às vezes, começando lá atrás, se ensina a uma criança a falar com os pais sobre se alimentar bem, melhorar sua própria nutrição”, comentou o vereador na sessão.

Com o propósito de alertar os jovens sobre os riscos do Diabetes, o Projeto de Lei estabelece que as ações sejam incluídas também no calendário escolar da rede pública municipal. “Nesse intuito, caberá ao Poder Público a elaboração de cartazes, cartilhas e folhetos explicativos, com distribuição, especialmente, em hotéis, bares, restaurantes e similares, bem como nas unidades de saúde, escolas e instituições públicas no município”, explicou Rodrigo.

A lei trata também do incentivo à pesquisa acerca da doença e da organização de debates, palestras, campanhas educativas, entre outras iniciativas que visam atingir seus objetivos. “O Brasil é o 5º país em incidência de Diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos), perdendo apenas para China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. A estimativa da incidência da doença em 2030 chega a 21,5 milhões. Esses dados estão no Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF)”, comentou o autor do PL, salientando que está em ascensão no país o diabetes Tipo 1, que começa na infância.

Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.