A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (dia 22), em conjunto com o IBAMA, a operação ARARAT que visa coibir crimes contra a fauna, em especial, a utilização de animais em espetáculos e festas, em desacordo com as normas ambientais.

Na ação de hoje, cerca de 30 policiais federais e sete analistas ambientais cumprem quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela 41ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, na Capital e no município de Itaboraí.

A investigação aponta a possibilidade, em tese, da manutenção dos animais em condição irregular, bem como a inadequação dos locais de alojamento, com a restrição de espaço e alimentação em desacordo com as necessidades das espécies.

A operação – deflagrada pela Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico do Rio de Rio de Janeiro (DELEMAPH) – servirá também para verificar a regularidade da documentação que legitima a posse dos animais, visando reprimir a falsidade documental, seja de natureza material, seja ideológica.

Os investigados responderão pelos crimes previstos nos artigos 29 e 32 da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), sem prejuízo de eventuais outros crimes que possam surgir no decorrer da investigação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.