A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta (dia 20), a Operação Ópla, com o objetivo de apurar a prática de crimes de fraude na aquisição e registro de armas, além de comércio ilegal de armas de fogo.
Na ação de hoje, cerca de 60 (sessenta) policiais federais cumprem 12 (doze) mandados de busca e apreensão, expedidos pela 5ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, nas cidades de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Rio das Ostras.
As investigações tiveram início em 2020, após a identificação de inconsistências em requerimentos de aquisição e registro de armas de fogo no âmbito da Delegacia de Polícia Federal em Macaé.
Após a realização de amplo trabalho investigativo, constatou-se que um despachante teria arregimentado laranjas para aquisição fraudulenta de armas de fogo, efetuando o pagamento de R$1.000,00 para cada pessoa que cedeu os dados. Posteriormente, com o registro da arma de fogo, o despachante suprimia a numeração e desviava o armamento para o crime organizado da região dos lagos.
A Polícia Federal continuará a investigação a fim de apurar e identificar a amplitude da organização criminosa, bem como o envolvimento de outras pessoas na prática dos crimes de falsidade ideológica e comércio ilegal de armas de fogo.
Ópla significa armas em grego.
Foto: divulgação