Policiais civis da Delegacia do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (DAIRJ) deflagram, nesta segunda-feira (dia 6), a operação Ameaça Aérea. O objetivo é combater a fabricação e a venda de produtos ligados à soltura de balões, que representam um grande risco à segurança da aviação.
Os agentes estão nas ruas para cumprir oito mandados de busca e apreensão em locais que seriam utilizados como uma fábrica clandestina de balões. Até o momento, quatro pessoas foram presas em flagrante.
As investigações apontaram para oito locais que seriam utilizados para fabricar e vender balões nos bairros de Campo Grande, Sulacap, Vila Valqueire, Taquara, Jacarepaguá, na Zona Oeste, e Ramos, na Zona Norte. Os agentes apreenderam objetos relacionados aos crimes investigados e, ainda, diversos dispositivos eletrônicos e celulares, que poderão auxiliar na identificação dos autores.
A ação conta com o apoio operacional da Delegacia de Defraudações (DDEF), Delegacia de Proteção ao Meio-Ambiente (DPMA), Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT) e da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD).