Durante a semana, a secretaria de Ordem Pública deu início à operação de limpeza de postes da cidade, com remoção de fios e cabos acumulados, que não são mais utilizados e os que estão irregulares. Equipes do Palácio 17 de Julho e da Light participam da “força-tarefa”.

Nos dois primeiros dias, as ações ficaram concentradas na Avenida 7 de Setembro, no Aterrado. A forma como os trabalhos vêm sendo desenvolvidos tem causado surpresas negativas para o serviço da própria Prefeitura.

A observação é que em uma das etapas da operação de remoção, de maneira equivocada, cortou fios prejudicando moradores e comerciantes. A imperícia teria acontecido quando o trabalho foi realizado nas proximidades da sede da Polícia Federal, provocando reflexo em parte do Aterrado e de seu entorno, como na Avenida Amaral Peixoto e demais vias do Centro da cidade.

“Pelo que fiquei sabendo, tem cabos antigos que hoje não servem como Padrão Light, mas ligam redes importantes na cidade. A Prefeitura terá de fazer uma licitação para contratar uma empresa do ramo para consertar parte do problema já causado”, afirmou um comerciante, que pediu para ter o nome preservado. “Tantas prioridades na cidade, como, por exemplo, o asfalto e aparece uns absurdos desses, sem muita utilidade pública”, completou.

Argumento

De acordo com o secretário municipal de Ordem Pública, Luiz Henrique Barbosa, o trabalho de identificação e remoção dos fios e cabos é minucioso e demorado, mas que tem efeito positivo, principalmente em relação à segurança.

 “Muitos cabos acabam tendo altura baixa e isso gera insegurança. Algumas pessoas acabam não identificando se o cabo é energizado ou não e ficam inseguras. Em um trecho que, aparentemente, não tinha muita coisa a ser feita, a quantidade foi grande de material recolhido. A melhoria já é visível. Acompanhei as equipes para dar suporte, trabalhando juntos e vamos avançar”, contou.

Ainda segundo o titular da pasta, o serviço de limpeza dos postes visa corrigir um grave problema nas ruas da cidade: o abandono de cabos e fios soltos em postes por muitas empresas, como as de telefonia, TV a cabo, internet, entre outras. A Prefeitura explica que a Light é a responsável pela identificação desses fios e saber quem são as empresas que podem ou não utilizar os postes, para que possa ser realizada a limpeza.

“Vamos continuar essa ação, para que possamos trazer mais organização na fiação, que era uma demanda da própria população, da cidade como um todo”, disse Luiz Henrique.

Foto: divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.