“É claro que a tecnologia veio para facilitar a vida de todos nós, mas ela também propicia aos criminosos novas formas de enganar a população e, segundo as estatísticas dos órgãos de segurança, os idosos são as vítimas mais procuradas pelos golpistas, com as ocorrências aumentando em mais de 73%. É preciso ficar atentos, mas ações simples ajudam. É isso que a AAP-VR ensina em nossos cursos”. A afirmação é do presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP-VR), Ubirajara Vaz, que está preocupado com o crescimento de golpes contra idosos.

Nos cinco primeiros meses de 2023, o Disque 100, do governo federal registrou mais de 15 mil denúncias de violações financeiras ou materiais. O secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Alexandre da Silva, acredita que esse número pode ser ainda maior.

“Muitas pessoas ficam constrangidas, idosos ficam com vergonha por terem caído nos golpes e, muitas vezes, não contam a ninguém”, afirmou.

O presidente da Associação dos Aposentados reforça que a entidade promove, desde 2021, o programa de Inclusão Digital e@idoso. “Além de várias dicas sobre orçamento doméstico, endividamento, planejamento e controle, a importância de poupar, como conseguir remédios gratuitos (para quem toma medicamento de uso contínuo para diabetes ou hipertensão, por exemplo), o aluno irá aprender a não cair nos vários golpes digitais que aparecem na praça”, afirma Ubirajara.
O curso de Educação Financeira, destinado exclusivamente ao público idoso, é o primeiro a ser realizado em âmbito estadual. Além de gratuito, pode ser realizado à distância e presencialmente. Além do curso, entidade promoverá workshops presenciais com especialistas que podem ser acessados ao vivo, por meio do YouTube, nos dias 14 e 18 deste mês, às 14 horas.

Quem quiser se inscrever nos cursos da AAP-VR pode comparecer pessoalmente ao Centro Integrado de Saúde e Assistência (Cisa), no bairro Nossa Senhora das Graças, no Setor de Assistência Social, pelo WhatsApp(24) 98141-4445 ou pelo telefone (24)2102-1990.

Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.