Considerada uma das áreas de esporte e lazer mais charmosas de Volta Redonda, a Praça da Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC), no bairro Sessenta, passará novamente por obras. A mais recente revitalização do espaço levou aproximadamente dois anos até ser finalizada, o que aconteceu em dezembro de 2016.

Naquela oportunidade, itens do projeto básico foram ignorados, com o propósito de possibilitar ao prefeito Neto (PP) a inauguração antes do findar de seu quarto mandato. O investimento foi superior a R$ 2,3 milhões, verba obtida por meio de um convênio entre o Município e a Caixa Econômica Federal.

Agora, passados pouco mais de seis anos e novamente com Neto no poder, a Praça da ETPC voltará a receber investimentos públicos. Na quinta-feira (dia 31), a Prefeitura lançou edital de concorrência pública – nº 014/2023.

A proposta é que o local receba nova pavimentação, com a construção de pista de caminhada; reconstrução de nova calçada; remodelação dos jardins e das áreas de lazer e de estar; além da troca da iluminação. O projeto compreende ainda a construção de uma quadra de basquete, duas de futevôlei, além da revitalização do campo de futebol society e da quadra de tênis.

A licitação está programada para o dia 3 de outubro e a administração municipal se propõe a pagar R$ 3,8 milhões para a execução do serviço, que inclui também a reforma da pista de skate. Superada a licitação, o prazo máximo para a execução e entrega das obras é de nove meses, a partir da data fixada pelo Município na Ordem de Serviço.

Significa dizer que, levando em consideração a aproximação do período de chuvas e outras questões, a empreitada provavelmente irá se arrastar por um período ainda maior. Neste caso, a reabertura completa da Praça da ETPC deverá acontecer – com muito otimismo – às vésperas das eleições de 2024.

Conforme consta no edital, a revitalização daquela área visa proporcionar qualidade de vida, buscando saúde e bem-estar para os moradores. “Deverão ser adotadas medidas preventivas relacionadas à execução da obra, visando à proteção dos moradores situados nessa área”, diz o edital. Ainda segundo o documento público, “o projeto atende às exigências da legislação atual e propõe garantia de segurança, bem-estar e conforto à população”.

Canteiro de obras

A reconstrução da Praça da ETPC aproveitará a deixa causada pela falta de zelo com uma área pública e o dinheiro dos contribuintes. Isso porque, desde o início da revitalização da Rua 33, transformou-se em canteiro de obras, recebendo caminhões e material para a revitalização da Rua 33. Os danos no piso são visíveis, além de prejudicar o acesso de pessoas que utilizam o espaço para se exercitar ou transitar.

Antes disso, diariamente a Praça recebia estudantes e atletas amadores praticantes das mais variadas modalidades esportivas, como futebol, skate, tênis, entre outros.

1 COMENTÁRIO

  1. A praça já estava bem deteriorada e virou canteiro de obras da 33. Aí acabou de vez.
    Gostaria de sugerir ao Prefeito Neto, para determinar a SMI, para fazer uma OPERAÇÃO LIMPESA no córrego Brandão NA ALTURA do antigo Tiro de Guerra, até o Hospital da CSN.Está cheio de lixo, entulhos etc.Essa providencia, aliás bem barata, com certeza EVITARÁ o transbordo das águas quando chegarem as chuvas de verão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.