A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (dia 17), a Operação Factício, com o objetivo de cumprir quatro mandados de busca e apreensão em residências de pessoas investigadas pela prática de fraudes contra o INSS, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A ação de hoje, que contou com a participação cerca de 20 Policiais Federais, é resultado de uma investigação iniciada no mês de agosto, com a prisão em flagrante de uma mulher no momento em que sacava valores oriundos de uma aposentadoria por incapacidade obtida por meio de fraude, com o auxílio de uma quadrilha especializada.

Os quatro mandados, expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, foram cumpridos nos bairros do Recreio, Praça Seca e Taquara.

A investigação realizada pela DELEPREV e pela Força Tarefa Previdênciaria da Polícia Federal contou com o apoio do NUINP/RJ – Núcleo Regional de Inteligência da Previdência Social no Estado do Rio de Janeiro -, órgão pertencente à estrutura do Ministério da Previdência Social.

Nesse tipo de fraude, o beneficiário, mesmo sem ser portador de qualquer deficiência ou doença grave, passa a receber uma aposentadoria vitalícia por incapacidade permanente.

Por essa razão o nome da operação policial, que faz referência ao “Transtorno Factício”, uma espécie de transtorno da personalidade cujo portador produz deliberadamente, ou simula, sintomas ou incapacidades físicas ou psicológicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.