Mais de 700 alunos da Escola Municipal Frei Bernardo, no Parque Mambucaba, em Angra dos Reis, deverão passar por consultas oftalmológicas até o dia 29 de novembro. Na quinta-feira (dia 16), cerca de 70 estudantes foram atendidos. A ação faz parte do programa ‘Saúde no Olhar’, que oferece gratuitamente óculos para estudantes do 1º ao 9º ano das escolas da rede municipal de Angra.

Lançada em 2022, a iniciativa já atendeu 12 mil alunos e distribuiu mais de três mil óculos em mais de 64 escolas de Angra dos Reis. “Essa parceria entre as secretarias de Educação e de Saúde traz ótimos frutos para os alunos das escolas municipais de Angra. Desde que os alunos começaram a receber seus óculos, podemos perceber uma melhora no desempenho deles, sendo fundamental para o desenvolvimento educacional e social dos alunos”, disse Ellen Oliveira, diretora da Escola Municipal Frei Bernardo.      

Após a consulta oftalmológica com um médico do ‘Saúde no Olhar’, o aluno recebe o seu diagnóstico e, caso necessite usar óculos, já escolhe a sua armação para que os óculos sejam entregues em um período de 15 a 20 dias na própria unidade de ensino. “Desde que comecei a usar os óculos, minha visão melhorou bastante. Agora consigo enxergar as letras menores e acompanhar a matéria ensinada no quadro”, contou o aluno Miguel Marques, de 8 anos, do 2º ano.

Programa

Desde a sua implementação, em setembro de 2022, o ‘Saúde no Olhar’ já entregou 3.313 óculos a alunos da rede pública municipal de ensino de Angra dos Reis. Somente este ano, foram mais de 4.600 atendidos e dois mil óculos entregues.

“Quando pequena, a criança ainda não sabe se queixar de problemas na vista, por isso a importância de um projeto como este. O Saúde do Olhar permite que os profissionais da saúde façam esse atendimento que beneficia os alunos. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais benefícios conseguimos trazer para a vida das crianças”, afirmou a médica oftalmologista Marisa Cattaneo.

Segundo a pedagoga da E.M Professor Antônio José Novaes Jordão, que também já recebeu o ‘Saúde no Olhar’, o programa traz diversos benefícios para a vida dos alunos, tanto no aspecto social quanto educacional, permitindo um melhor desempenho nas aulas e nas provas.

“Uma visão de qualidade traz benefícios evidentes para os alunos. Logo de cara, podemos perceber que eles ficam menos agitados e mais concentrados nas aulas e, consequentemente, apresentam uma participação mais ativa e conseguem resultados melhores nas provas e avaliações. Além do desempenho educacional, é possível perceber que os alunos também evoluem socialmente, por meio de conversas e interações mais ativas com os colegas de classe”, disse a pedagoga Adriana Placido.

Para participar do programa, os pais dos alunos da rede pública municipal têm de assinar autorização para a realização do exame oftalmológico. Esse documento tem de ser entregue aos professores. O aluno precisa levar também seu número de cartão do SUS. No dia do exame, os estudantes são separados por turmas e são levados para um ônibus totalmente adaptado com equipamentos e profissionais para receber os atendimentos oftalmológicos.

Foto: Luis Fernando Lara/Prefeitura de Angra

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.