A Prefeitura de Itatiaia instituiu Estado de Emergência em Saúde contra as Arboviroses transmitidas pelo Aedes Aegypti, com atenção especial para os casos de dengue. O decreto n° 4.460 foi publicado na segunda-feira (dia 5) no Boletim Oficial do Município.

A iniciativa prioriza as ações de emergência do Poder Público para a adoção de medidas preventivas no combate à proliferação do mosquito transmissor, autorizando o governo municipal a adotar medidas administrativas para a contenção da epidemia, como aquisição de insumos e materiais.

De acordo com o governo municipal, o objetivo do decreto é reforçar as ações de prevenção e o controle da transmissão, orientar a prática assistencial para os Sistemas de Saúde e integrar os recursos municipais no enfrentamento do aumento expressivo dos casos de dengue.

O Secretário de Saúde, Luiz Saldanha, salienta que o dispositivo leva em conta diversas situações. Uma delas é a necessidade de mobilização da população para o combate ao Aedes aegypti em razão do grande número de casos.

– Estamos numa época do ano em que o clima propicia condições ideais para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o que pode aumentar ainda mais o já elevado número de casos registrados. O quadro atual impõe a necessidade de um planejamento intenso, com previsão de diversos cenários.

Entendemos que é fundamental a preparação da Rede de Atenção Primária e de Urgência e Emergência para enfrentar este surto de Arboviroses , permitindo a elaboração de instrumentos clínicos e de gestão que possibilitem o sucesso das ações planejadas e executadas – afirma.

Luiz Saldanha lembra que aproximadamente 85% dos criadouros do Aedes aegypti estão dentro dos domicílios e que o acúmulo de lixo torna o ambiente propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Segundo ele, todo o esforço de controle pode ser comprometido quando os Agentes de Vigilância em Saúde se deparam com a impossibilidade de penetrar em recintos privados.

“O momento é bastante delicado e só com a participação de todos vamos vencer esta guerra contra a dengue. É importante que todos cuidem da limpeza de suas residências e estabelecimentos comerciais, evitando o acúmulo de lixo e de materiais inservíveis, para evitar o surgimento de condições que propiciem a instalação e a proliferação dos vetores causadores das Arboviroses”, frisa.

Combate à dengue em Itatiaia

A Prefeitura segue intensificando o combate ao Aedes Aegipyt em toda a cidade e o pedido de engajamento da população é reforçado diariamente.

“Todos nós, gestores e população, temos que estar empenhados na luta contra a dengue e a participação ativa da população é fundamental para conter o avanço da doença. Vale lembrar que intensificamos as ações com as visitas domiciliares, bloqueios, utilização de carro UVB, reforço da equipe hospitalar e das unidades de saúde, entre outras ações”, concluiu.

Casos de dengue

Os registros de casos de dengue em Itatiaia seguem a tendência que ocorreu em todo o Estado, a partir de dezembro passado, de crescimento nas notificações. Em janeiro desse ano a cidade contabilizou 810 casos suspeitos da doença, sendo que 413 foram confirmados até o dia 29. O resultado do último LIRAa (Levantamento Rápido de Índices de Infestação por Aedes Aegypti) referente ao período de 07 a 13 de janeiro mostrou resultado de 3.6.

Em janeiro, dos 92 municípios do estado, 14 estavam com taxa de incidência acima de 500 casos por 100 mil habitantes. Os dados mostram que o Rio de Janeiro mantém tendência de alta nos casos da doença, com números acima da média histórica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.