A empreiteira Metropolitana deu início ao levantamento topográfico para a construção das ciclovias em Volta Redonda em junho de 2022. No entanto, o trabalho, que já deveria estar concluído, está ainda em estágio inicial. O trecho da obra na Rua 2, no bairro Conforto, ainda não tem um prazo definido para sua conclusão. Além disso, o chamado Arco da Centralidade, no entorno da Usina Presidente Vargas, ainda não saiu do papel.
A empreiteira também iniciou o levantamento topográfico para a construção das ciclovias na Via Sérgio Braga, próximo à Rua 237, também no Conforto, e na Avenida dos Trabalhadores, próximo à Rua 23, na Vila Santa Cecília. Estão previstos um total de 18 quilômetros de ciclovias, que serão interligadas às ciclovias já existentes, abrangendo o entorno da Usina Presidente Vargas e conectando os bairros Santa Cruz e Niterói.
O Plano de Mobilidade Urbana, orçado em cerca de R$ 140 milhões, prevê investimentos em intervenções na estrutura viária, incluindo pavimentação, sinalização, paisagismo, calçadas, ciclovias, obras de arte especial de engenharia, abrigos para usuários do transporte público, sistemas inteligentes de tráfego e iluminação pública.
No entanto, o que se observa pela cidade são obras atrasadas ou paralisadas. Viadutos e pontes anunciados com grande expectativa pela administração de Antônio Francisco Neto, do PP, que já deveriam estar em estágio avançado, seguem em ritmo lento.
Obras de revitalização da Rua 33 seguem inacabadas
Com um orçamento de mais de R$ 18 milhões, a revitalização da Rua 33 tem como objetivo promover adequações no piso das calçadas, garantindo acessibilidade para cadeirantes e deficientes visuais. O projeto inclui ainda a modernização dos pontos de ônibus, o plantio de novas mudas de árvores e a implantação de paraciclos, estruturas que permitem apoiar e trancar bicicletas de forma segura.
Iniciada em setembro de 2021, a revitalização enfrentou diversos desafios ao longo do processo e teve seu prazo de conclusão prorrogado pela administração municipal. Atualmente, a data prevista para entrega à população está marcada para o mês de julho.
“Não tem data prevista para terminar a obra”, afirmou o prefeito Neto (PP) na manhã de quinta-feira (dia 2).