Integrantes da Brigada Voluntária de Barra Mansa, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (SMOP), realizaram na manhã desta quinta-feira (dia 6), a captura de um tatu-galinha, espécie também conhecida como tatu-verdadeiro, tatu-de-folha ou tatuetê. De acordo com a equipe de fiscalização, o animal foi encontrado nas dependências do Clube Municipal, localizado na Rua Juiz Antônio Ciani, nº 91, no Centro. Após a captura, o mamífero foi encaminhado à uma Área de Preservação Permanente do município, no bairro Vila Ursulino, sendo reinserido em seu habitat natural de forma segura.
Segundo o coordenador da Brigada Voluntária, Denilson Sicupira, a espécie desempenha um papel fundamental na manutenção do equilíbrio ambiental e o resgate dele ocorreu de maneira adequada. “A importância do tatu na natureza é multifacetada, pois ele atua como um verdadeiro engenheiro do ecossistema ao escavar o solo, promover sua aeração e reciclagem de nutrientes. Além disso, os tatus são cruciais para o controle de pragas, já que se alimentam de insetos como formigas e cupins. Assim que recebemos a solicitação, realizamos a captura do animal de forma correta, seguindo todas as instruções e procedimentos que também ensinamos em nosso curso de capacitação”, explicou Sicupira.
A Brigada Voluntária integra a Secretaria Municipal de Ordem Pública (SMOP) e atua em diversas frentes de apoio e fiscalização ambiental, além de resgates e ocorrências emergenciais. Para entrar em contato com a Brigada Voluntária, os interessados podem ligar para os telefones (24) 3028-9341 ou (24) 98813-6722.
Foto: Chico de Assis












































