Equipes da Defesa Civil e do Saae de Barra Mansa estão percorrendo diversos bairros da cidade na manhã de hoje (dia 15), realizando os serviços de limpeza e reparos necessários, devido aos danos causados pelas chuvas de terça-feira. O prefeito Rodrigo Drable (DEM) esteve nos locais logo após as ocorrências serem registradas.
“As chuvas intensas que enfrentamos foram muito além do que seria razoável para a previsão do dia. Vários bairros foram afetados. Peço que a população tenha consciência de não jogar lixo pelas ruas, pois isso obstrui os bueiros e agrava os alagamentos, que são consequentes às chuvas do período de verão”, disse o prefeito.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, João Vitor da Silva Ramos, o volume de chuva registrado foi de 60 mm, considerado de categoria muito forte pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).
“Tivemos ao todo as seguintes ocorrências: duas quedas de barreira e deslizamento (Rua A no Siderlândia e Rua da Figueira no distrito Santa Rita de Cássia); uma queda de árvore (Rua Lígia Morais, no Morada da Granja); dois alagamentos (Vila Maria e Vila Nova), ambas devido à drenagem da via não comportar o acumulado de chuva; duas ocorrências de transbordo do Córrego Laranjeiras (Vista Alegre e Rua São Pedro, no Loteamento Sofia)”, enumerou.
As ocorrências no Siderlândia e no distrito de Santa Rita já foram liberadas; produtores rurais também tiveram prejuízos. A secretaria de Manutenção Urbana e o Saae estiveram nos locais desde o início das ocorrências fazendo a remoção de terra nas vias.
“No momento (manhã de hoje), estamos com equipes na Vila Maria (Rua 13 de Maio e Transversais; Rua Antônio Graciano da Rocha; Rua Afonsina Rangel) raspando e coletando lama. Também estamos retirando a barreira da Rua A, no Siderlândia, e da Rua da Figueira,no distrito de Santa Rita de Cássia. O objetivo é deixarmos todas as ruas limpas hoje. Após a retirada da lama, todas serão lavadas”, destacou o coordenador de Resíduos Sólidos do Saae-BM, Jackson Rabelo.
Níveis dos rios
Ainda de acordo com o coordenador de Defesa Civil, os rios da cidade estão dentro da cota de segurança para transbordamento. “Qualquer alteração, acionaremos as sirenes de alerta nas áreas de risco”, destacou João Vitor.