O governador Wilson Witzel anunciou, nesta terça-feira (dia 13), a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Barra do Piraí. Os recursos do Governo do Estado, no valor de R$ 1,9 milhão, serão viabilizados pela secretaria de Estado de Saúde (SES). Atualmente, o único polo de emergência da cidade atende cerca de nove mil pessoas por mês. Com a chegada da UPA, a capacidade será dobrada e poderá chegar até 20 mil atendimentos mensais. “Estamos retomando os investimentos em Barra do Piraí. Vamos construir uma UPA para o atendimento da população com capacidade para até 20 mil pessoas. Neste ano, o que já foi investido na saúde é mais do que todo o ano passado”, afirmou o governador.
Os repasses da administração estadual em 2019 para a Prefeitura de Barra do Piraí já somam cerca de quatro milhões somente para a área da saúde. Ainda de acordo com a pasta, o interior fluminense receberá atenção especial. “Temos o cuidado de olhar pela Saúde do Rio de Janeiro, em especial para o interior do estado. Faz parte do trabalho da secretaria o desenvolvimento da regionalização da saúde para que se tenha os principais eixos de atendimento próximos ao cidadão. Por isso, essa UPA já será no novo modelo de gestão”, disse o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos.
Agência do Rioprevidência
O governador também participou da inauguração da 23° agência do Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (Rioprevidência). Graças a uma parceria entre o Governo e a prefeitura da cidade, o espaço tem a expectativa de atender cerca de 15 mil pessoas, entre aposentados, pensionistas e servidores ativos do estado, que moram em Barra do Piraí e nos municípios de Barra Mansa, Engenheiro Paulo de Frontin, Itatiaia, Mendes, Paracambi, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio das Flores, Valença, Vassouras e Volta Redonda.
Para o presidente do Rioprevidência, Sergio Aureliano, outras cidades vão receber o auxílio da autarquia. “Vamos visitar todos os municípios do estado para ajudar àqueles que estão com problemas previdenciários”, destacou o presidente.
Vistas ao Horto Florestal e à Faetec
Witzel também visitou o Horto Florestal de Barra do Piraí. As obras, retomadas neste ano e executadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), prevêem a construção da sede administrativa, sanitários, duas pontes para pedestres e área de lazer infantil. O investimento, de R$ 1.499.920,36, é do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam).
O governador concluiu a agenda no município com a visita ao Polo Integrado da Faetec, que oferece ensino médio profissionalizante. No espaço também funciona uma unidade do Cederj, responsável pelo ensino superior a distância.
Foto: Divulgação