Por meio das redes sociais, o Governo do Rio de Janeiro anunciou, na sexta-feira (dia 25), o aumento no número de vagas para o Teste de Aptidão Física (TAF) dos concursos em andamento para ingressar na Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol). Com isso, as vagas passam de 1,7 mil para 4,3 mil oportunidades de entrar na força.
Conforme o divulgado, serão contemplados todos os aspirantes a inspetor de polícia, investigador, técnico de necropsia e auxiliar de necropsia.
O governador Cláudio Castro afirmou que as novas vagas é para recuperar a Polícia Civil. “Estamos em trabalho franco de recuperar a Polícia Civil, tanto de trabalho estrutural, mas também na parte humana. E, nesse ano, estamos com concurso para a Polícia Civil aberto e o secretário Allan (Turnowski) conversou comigo a necessidade de a gente ter mais gente apta, conforme as vagas forem sendo abertas”, explicou o governador.
O Rio de Janeiro supera o número mínimo de convocados para fazer o TAF para acelerar o preenchimento de vagas, em caso de necessidade. “Não só o concurseiro, mas também o policial civil, ele se sente atendido por essa medida porque está ali na luta dele, sabendo que esse é um recurso necessário de chegar. Isso motiva o policial lá da ponta a trabalhar”, falou Turnowski.