Os trabalhadores da CSN Mineração, representados pelo Sindicato Metabase Inconfidentes, aprovaram proposta da empresa para a renovação do Acordo Coletivo 2022/2023. A votação aconteceu durante dois dias, na quinta (dia 2) e sexta (dia 3).
A proposta aprovada por 58% dos funcionários é a mesma rejeitada pelos metalúrgicos da Usina Presidente Vargas, em Volta Redonda, e de Porto Real. Na CSN em Arcos e os técnicos da Mineração de Casa de Pedra e Pires os itens propostos pela empresa também foram aceitos.
O Sindicato Metabase, representante dos trabalhadores da mineração, é filiado à Central Sindical CSP-Conlutas, a mesma do grupo da “Comissão dos Trabalhadores”, que faz parte da Chapa 2 nas eleições para o Sindicato dos Metalúrgicos.
O fechamento dos acordos nas unidades da CSN em Minas fortalece a empresa caso o acordo coletivo de Volta Redonda seja levado para dissídio, uma vez que por uma questão de isonomia é pouco provável que a Justiça estabeleça reajuste diferente do que foi aprovado pela mesma empresa em outras regiões.
Foto: Evandro Freitas