A empresa de produtos alimentícios Fugini admitiu ter usado um ingrediente vencido na produção de um lote de maionese. A informação foi divulgada em um comunicado enviado a redes de supermercados. Na nota, a Fugini alega ter se tratado de um “erro operacional” e diz que o percentual da substância imprópria para consumo é pequeno.
“Esse lote de produtos foi fabricado com adição do ingrediente urucum (agente natural para dar cor ao produto), que representa 0,003% da formulação que estava fora da sua data de validade”, afirma o comunicado, acrescentando que a empresa vai fazer o recall da maionese produzida entre 20 de dezembro e 21 de março.
Entenda o caso
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) havia determinado a suspensão da fabricação, comercialização e distribuição de todos os alimentos da marca Fugini, que tem como principais produtos os molhos de tomate, conservas vegetais, maionese e mostardas.
De acordo com o órgão, a medida é preventiva e foi adotada após a realização de inspeção sanitária conjunta realizada entre Anvisa, Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e Vigilância Sanitária Municipal de Monte Alto (SP). Na ação foram identificadas falhas graves de Boas Práticas de Fabricação relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas, rastreabilidade, entre outros. Essas falhas podem impactar na qualidade e segurança do produto final.
A medida foi publicada no dia 27 de março, por meio da Resolução – RE 1028/2023. A suspensão da comercialização, distribuição e uso é válida apenas para os produtos em estoque na empresa e ficará válida até que a Fugini adeque o processo de fabricação de seus produtos às Boas Práticas de Fabricação.
Foto: Reprodução