23.2 C
V Redonda
quarta-feira, fevereiro 18, 2026
Início Região Audiência trabalhista em Barra do Piraí? Só no ano que vem, avalia...

Audiência trabalhista em Barra do Piraí? Só no ano que vem, avalia comissão da OAB-RJ

A Comissão de Celeridade Processual (CPP) da OABRJ visitou na manhã desta quarta-feira, dia 30, as instalações do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em Barra do Piraí, na Região Sul Fluminense. O objetivo foi verificar as causas da longa espera para a marcação de audiências na Vara do Trabalho da comarca, que atualmente só tem datas disponíveis a partir de janeiro de 2026.

Acompanharam a diligência, liderada pela presidente da CCP, Carolina Miraglia, o presidente da OAB/Barra do Piraí, Marcelo Iunes, e a secretária-geral da subseção, Mariângela Souza.

A jurisdição da vara abrange nove municípios da região: Barra do Piraí, Valença, Piraí, Vassouras, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Miguel Pereira, Paty do Alferes e Rio das Flores. A demora para a marcação de audiências tem causado acúmulo processual na serventia, que atualmente conta com nove servidores para lidar com um acervo com mais de 7.300 processos – 197 deles distribuídos entre janeiro e o fim de junho deste ano.

A comissão levará ao tribunal o pedido para a designação de, ao menos, dois estagiários para a vara, com o objetivo de dar mais fluidez aos trâmites processuais.

“Identificamos pontos importantes. Apesar dos elogios à Vara do Trabalho – que tem uma equipe técnica comprometida e produtiva – nos preocupa o fato das audiências estarem sendo marcadas apenas a partir de janeiro do ano que vem. Isso evidencia uma morosidade que impacta diretamente a advocacia e os jurisdicionados. Constatamos que a vara está no momento sem estagiários, o que também compromete o bom andamento dos trabalhos”, afirmou Miraglia.

Para ajudar a reduzir o gargalo de processos na 1ª Vara do Trabalho de Barra do Piraí, Marcelo Iunes avaliou que o ideal seria a criação da segunda vara.

“Confirmamos hoje que há um alto acervo na Vara do Trabalho de Barra do Piraí, com um volume que é quase o dobro do que o TRT considera razoável. Apresentaremos esta realidade ao tribunal, para buscar melhorias nas condições de trabalho da advocacia local, como a redução no prazo de marcação das audiências e, futuramente, a tão sonhada criação da segunda vara do trabalho. Vamos trabalhar juntos por mais celeridade e eficiência na prestação jurisdicional em nossa região”, declarou o presidente da OAB/Barra do Piraí.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.