A prefeitura de Volta Redonda implantou, há dez dias, o projeto Cerca Inteligente onde equipamentos de última geração, instalados em dez pontos da cidade, garantem fiscalização em 40 ângulos diferentes, em todas as entradas e saídas do município. O sistema já está dando resultados positivo e na segunda-feira (dia 25), dois veículos foram localizados e recuperados, um deles em menos de uma hora.

De acordo com Guarda Municipal de Volta Redonda, um dos veículos foi furtado na Vila Santa Cecília e imediatamente o Guarda colocou as informações no sistema, acrescentando que o veículo teria ido sentido à cidade vizinha, Barra Mansa. Além de recuperar o carro, o suposto ladrão foi conduzido para a DP.

O subcomandante da Guarda Municipal de Volta Redonda, Rodrigo Müller, explicou que é importante informar o mais rápido possível em casos como esses. “Desta forma não há desperdício de tempo, gasolina e aumentamos a eficácia da operação”, afirmou Müller.

Para o coordenador adjunto do CIOSP, Dalessandro Hidimário, o sistema está facilitando na detecção dos veículos furtados, agilizando a recuperação do veículo e possível captura do suspeito. “O mais importante é sempre comunicar ao CAU (Central de Atendimento Único) e ao Ciosp para inserir no sistema o mais rápido possível”, frisou.

O sistema de monitoramento permite criar um banco de dados com todos os veículos que entram e saem de Volta Redonda. Ficam registrados o percurso, horário, dia e mês, placa do carro, foto e vídeo. Além disso, em outro arquivo constam todos os veículos roubados ou furtados no município durante o ano de 2018, chamado de “lista negra” pelos operadores do sistema.

Essa “lista negra” será atualizada com a ajuda da população. Assim, é possível identificar o veículo procurado no momento em que ele passa por qualquer ponto de monitoramento. A localização é feita em tempo real, pois as câmeras instaladas em Volta Redonda já possuem tecnologia que reconhecem caracteres – as placas -, sem necessidade de outro equipamento acoplado.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva (PSDB), afirmou que o programa poderá ser ampliado com a instalação de equipamentos em outros locais estratégicos dentro de Volta Redonda. “A Cerca Inteligente é uma ação em prol da segurança pública de Volta Redonda que traz muitos benefícios à população”, disse o prefeito.

Foto: Gabriel Borges – Secom/VR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui