O Brasil já é o segundo maior mercado da Uber no mundo.

Com faturamento de aproximadamente 959 milhões de dólares em 2018 (cerca de R$ 3,76 bilhões), e com cerca de 600 mil motoristas cadastrados na plataforma distribuídos em mais de 100 cidades, a multinacional de transporte individual por aplicativo tem no país um mercado promissor e rentável, com 22 milhões de usuários.

Os dados relativos a motoristas e número de cidades estão disponíveis no site da empresa denominado “Fatos e Dados sobre a Uber”.

Segundo o relatório apresentado às autoridades americanas, o faturamento da Companhia no Brasil quadruplicou de 2016 a 2018, passando de 236 milhões para 959 milhões de dólares, uma progressão impressionante que demonstra o grande potencial de mercado.

Os dados só se tornaram mais visíveis graças à necessidade da Uber de apresentar documentação para realizar seu processo de IPO (Initial Public Offering), sigla para Oferta Pública Inicial (ou OPI). Como o próprio nome diz, será a primeira vez que a gigante americana venderá ações para o público na bolsa de valores de Nova Iorque.

Os dados do Brasil, revelados agora pela própria Uber, impressionam. Mais particularmente os relativos a São Paulo.

Segundo o relatório encaminhado para o processo de IPO, em 2018 uma em cada quatro (24%) das viagens da Uber tiveram origem em cinco áreas metropolitanas. Dentre elas, se encontra a região metropolitana de São Paulo: nos Estados Unidos estão Los Angeles, Nova York e a área da baía de São Francisco; Londres, no Reino Unido; e a área metropolitana de São Paulo.

São Paulo integra uma rede de 10 centros de suporte global que apoiam as operações em todo o mundo, ao lado de Chicago (EUA), Phoenix (EUA), Limerick (Irlanda), Cracóvia (Polônia), San José (Costa Rica), Hyderabad (Índia), Manila (Filipinas), Lisboa (Portugal) e Cairo (Egito). No total, esses centros contam aproximadamente 5.400 funcionários e 400 contratados independentes, que fornecem suporte 24 horas por dia, sete dias por semana, para usuários de plataformas nos Estados Unidos e em outros países.

No total, a Uber se gaba de estar presente em 6 continentes, em mais de 700 cidades, oferecendo 3 plataformas de serviços, com 14 milhões de viagens por dia. Ainda segundo o relatório, os motoristas da plataforma ganharam mais de US$ 78,2 bilhões (cerca de 306 bilhões de reais) desde 2015, “além de US$ 1,2 bilhão em gorjetas (4,7 bilhões de reais) desde que introduzimos o direcionamento no aplicativo para os motoristas em julho de 2017”.

Com informações do Diário do Transporte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.