Mais de 1,5 mil crianças, entre zero e três anos, terão vagas em creche em tempo integral na rede pública de Volta Redonda a partir de 2020. A estimativa é da prefeitura. O número triplicou nos últimos três anos. Em 2016, eram apenas 16 turmas e, atualmente, já são 52 turmas. Ou seja, crescimento de 225%.


No início de 2018, Samuca inaugurou a primeira creche 100% em tempo integral na cidade, no bairro Vila Rica. E, em 2020, será inaugurada a segunda unidade nos mesmos moldes. A nova creche 100% integral de Volta Redonda, que está sendo construída no Retiro, encontra-se na fase de acabamento. Cerca de 90% da obra já foi concluída e a previsão de término é para o começo do mês de dezembro.


O investimento é de mais de R$ 1,4 milhão na construção do novo espaço, que vai atender 100 crianças no início do ano letivo de 2020. Essa será a segunda creche totalmente em tempo integral entregue à população da cidade. “O aumento de vagas em tempo integral é o reflexo dos investimentos que estamos realizando na educação de Volta Redonda. Triplicamos o número de vagas em tempo integral, o que permite com que os pais e responsáveis possam trabalhar. Mesmo com a crise, estamos avançando e ampliando serviços. Será a segunda unidade escolar 100% em tempo integral, atendendo uma demanda de vagas na cidade e, principalmente, mudando a rotina de várias famílias”, destacou o prefeito Samuca Silva (PSDB).


Mais de 500 vagas foram criadas nos últimos dois anos e o município está caminhando para atender 100% da demanda das vagas para berçário a 2 anos, atualmente 75% dessa faixa etária é atendida. As crianças atendidas são de quatro meses a 2 anos e 11 meses. “As turmas integrais tem seu horário de 7h às 17h, os alunos são atendidos com professor e auxiliar. Em um turno é desenvolvido a parte pedagógica e no outro acontece a estimulação das crianças, banho, alimentação etc.”, disse Samuca.


A secretária de Educação, Rita Andrade, enfatizou que a pasta ampliou, consideravelmente, o atendimento de vagas em tempo integral na rede municipal de Volta Redonda. “Começamos em 2017 com apenas 16 turmas de tempo integral e hoje estamos com 52. No começo de 2018, inauguramos a primeira creche totalmente em tempo integral, atendendo cerca de 200 crianças. No próximo ano, contaremos com mais 100 vagas na nova unidade”, enumerou.

Foto: Divulgação SecomVR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.