O mistério sobre qual caminho o prefeito Samuca Silva (PSC) seguirá nas eleições de 2020 está prestes a ser desvendado. Dois meses após descartar a reeleição, o atual chefe do Palácio 17 de Julho dá sinais evidentes de que pretende rever essa decisão e voltar para a disputa, como pré-candidato.

Indícios sobre a mudança nos planos de Samuca crescem à medida que o prazo para o início das convenções partidárias se aproxima. “Sempre houve esse pedido para que eu fosse candidato pelo grupo, e isso também pesa para nossa reavaliação”, afirmou em entrevista à Folha do Aço. Confira abaixo a íntegra deste bate-papo que aconteceu na tarde de sexta-feira (dia 7).

Folha do Aço: O senhor será candidato à reeleição?

Samuca: Estamos bem próximo de tomar essa decisão de ser pré-candidato a prefeito. Não vejo isso como um recuo da decisão de desistir da reeleição. Mas, nesse momento tão difícil, eu não posso abandonar minha cidade. O nível dos pré-candidatos está ruim. Não estamos vendo propostas para a cidade. E, mesmo quem pode, não ajudou a cidade nessa pandemia da Covid-19. Recebi muitas manifestações de carinho com pessoas pedindo para que eu candidatasse, que não seria hora de mudar. Estou feliz com isso e, realmente, pensando. Nesses quase quatro anos à frente a prefeitura, passamos por muitas coisas, greve dos caminhoneiros, por exemplo, que parou o Brasil, a maior chuva da história da cidade, a pandemia da Covid-19, endividamento gigantesco, entre outros. E conseguimos passar por isso com gestão eficiente. Estou ouvindo pessoas!

FA: O que mudou desde que anunciou que não seria candidato, por conta de focar na batalha contra pandemia, que o faz repensar ser candidato?Samuca: A pandemia não vai acabar em 2020, vai continuar num novo governo. Estamos conseguindo controlar o vírus e ter capacidade de atendimento. Naquele período – e ainda é – o nosso foco é salvar vidas. Ainda não vencemos a batalha contra o coronavírus. Mas hoje temos um novo protocolo com medicamento em casos iniciais de sintomas para o grupo de risco, estamos com capacidade de atendimento, atividades econômicas abertas baseadas em eixos de monitoramento, entre outros. E estamos preparando a cidade para sua retomada econômica. Tivemos coragem de tomar medidas duras, cortamos na carne. Tivemos que dispensar quase 700 cargos comissionados, centenas de RPAs foram demitidos, cortamos contratos. Estruturamos a prefeitura com gestão, controlando as finanças, e estamos prontos para avançar ainda mais.

FA: Alguns de seus apoiadores dizem que mudar o prefeito nesse momento de pandemia seria como trocar o pneu de um carro com ele em movimento. Isso pesou na sua decisão?Samuca: Sem dúvida. Não estou vendo propostas concretas para a cidade e há o receio de que mudanças drásticas ocorram e tudo o que estamos fazendo de bom seja descontinuado. Isso não pode acontecer. Estamos salvando vidas no combate à pandemia e fazendo uma gestão estruturante. Herdamos uma dívida bilionária e não podemos permitir que destruam a cidade por interesses próprios, por interesses de amigos. A população de Volta Redonda está em primeiro lugar sempre. Registro que eu continuo sem cabeça para eleição e continuo totalmente focado no meu trabalho como prefeito.

FA: O senhor sempre disse que o seu grupo político teria um candidato a prefeito. Como a decisão de reavaliar a possibilidade de se candidatar foi recebida?

Samuca: Eles que me fizeram repensar. Sempre houve esse pedido para que eu fosse candidato pelo grupo, e isso também pesa para nossa reavaliação. Nosso governo fez, e está fazendo, muito. Inauguramos a Rodovia do Contorno, a Arena Esportiva, a Clínica de Diálise, reabrimos o Restaurante Popular, criamos o Hospital do Idoso, abrimos o Centro Municipal de Saúde (antigo Santa Margarida), inauguramos três unidades básicas de saúde, triplicamos o número de vagas em creche, iniciamos o pagamento do plano de carreiras, implantamos o piso nacional do profissional de educação, convocamos mais de dois mil concursados, entre tantos outros. Isso precisa ser defendido. E não podemos deixar que pessoas destruam isso.

1 COMENTÁRIO

  1. Esse prefeito é igualzinho aos outros políticos! Em 4 anos fez muito pouco pra quem fez campanha se dizendo conhecedor de gestão pública, ao invés de melhorar, desfez os projetos do governo antigo. Reeleito ou não, Volta Redonda vai regredir nós próximos anos em termos de desenvolvimento. O polo metal mecânico só beneficiará a CSN que trará suas subsidiárias com a mesma política que ela pratica. Ela tem parte dos terrenos da cidade!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.