O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, assinou nesta segunda-feira (22) o decreto Nº 10.198, que mantém a restrição temporária em comércios, academias e organizações religiosas no prazo de sete dias. O objetivo é fortalecer o enfrentamento à Covid-19.

Fica mantido o horário de funcionamento do comércio entre 10h30 e 19h30, com exceção de supermercados, farmácias, drogarias e padarias. Bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos afins só poderão exercer suas atividades até às 23 horas, sem tolerância, respeitando a ocupação de 50% das mesas.

Bares, restaurantes e lanchonetes com capacidade para mais de 40 pessoas deverão submeter todos a verificação de temperatura antes de entrar no recinto e fica proibida a permanência de clientes em pé. Aqueles que desrespeitarem o horário limite para o encerramento da atividade terão aplicadas normas de suspensão pelo prazo de 15 dias e cassação de alvará em caso de reincidência, conforme a Lei Complementar 057/09, além das multas previstas na legislação municipal.

As organizações religiosas, academias e estabelecimentos de práticas de atividades físicas deverão observar o distanciamento mínimo de 1,5 metros entre as pessoas e respeitar o limite de 50% da capacidade de ocupação. Todos os presentes deverão usar máscara durante sua permanência nos locais.

No caso das academia e estabelecimentos afins, é necessário o agendamento prévio para a utilização dos serviços. Os locais que desrespeitarem essa determinação estão sujeitos a suspensão de seu alvará de funcionamento.

Ficam dispensados do trabalho todos os servidores públicos municipais com mais de 60 anos e que ainda não foram vacinados.

O cumprimento das novas normas será realizado por agentes da Fiscalização de Postura, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, Guarda Ambiental, Defesa Civil, Fiscalização Fazendária, Procon e demais fiscais do município. Ficam mantidas todas as ações sanitárias previstas nos decretos anteriores, definidas nos protocolos de cada atividade.

Novas regras

Comércio

Passa a funcionar das 10:30 às 19:30, exceto padarias, drogarias, farmácias e supermercados.

É obrigatório o uso de máscara de proteção facial e a disponibilização de álcool 70º, preparações antissépticas ou sanitizantes similar para uso dos clientes, funcionários e colaboradores.

Bares, restaurantes e lanchonetes

Podem funcionar até às 23 horas, sem tolerância

Devem utilizar apenas 50% das mesas disponíveis no estabelecimento

Aqueles com capacidade para mais de 40 pessoas são obrigados a submeter todos os presentes à aferição de temperatura antes de adentrar o recinto. Quem apresentar febre será impedido de entrar no local.

Atendimento a clientes em pé e pistas de dança estão proibidos.

É obrigatório o uso de máscara de proteção facial e a disponibilização de álcool 70º, preparações antissépticas ou sanitizantes de efeito similar para uso dos clientes, funcionários e colaboradores.

Após às 23 horas, será permitido o funcionamento em Sistema Delivery desses estabelecimentos.

Organizações Religiosas

Devem respeitar o distanciamento de 1,5 metro entre os participantes e o limite de 50% da capacidade de ocupação.

É obrigatório o uso de máscara de proteção facial e a disponibilização de álcool 70º, preparações antissépticas ou sanitizantes similares.

Academias

Podem funcionar com até 50% da capacidade de ocupação.

Devem respeitar o distanciamento de 1,5 metro entre os usuários e devem exigir agendamento prévio.

É obrigatório o uso de máscara de proteção facial e a disponibilização de álcool 70º, preparações antissépticas ou sanitizantes similares.

Servidores municipais com mais de 60 anos

Estão dispensados das atividades laborais neste período, desde que não tenham sido vacinados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.