Com a previsão de chuva para os próximos dias em toda a cidade, a Defesa Civil pede à população que continue colaborando e permaneça atenta às orientações e comunicados oficiais quanto aos riscos de deslizamentos em áreas de risco. Ao longo da sexta-feira (dia 1), mais de 800 profissionais de diversas secretarias estiveram mobilizados para atender os chamados quanto às vias obstruídas, quedas de árvores, pontos de alagamentos e deslizamentos. Além disso, equipes das secretarias de Educação e de Assistência Social estiveram em campo para atender às famílias que precisaram sair de casa durante a madrugada. Não há registro de óbitos ou chamados para socorro de pessoas feridas em decorrência da chuva.
A região mais atingida foi a Ilha Grande, principalmente Araçatiba e Vila do Abraão, para onde foram enviados mais de uma centena de funcionários municipais. Mais de 500 mm foram registrados pelos pluviômetros nestas áreas, com muitas ocorrências de alagamentos.
Já no continente, os índices ultrapassaram os 250 mm. Até às 18 horas desta sexta-feira, as estradas foram liberadas por técnicos e funcionários do Serviço Público da Prefeitura. As equipes permanecem nas ruas em ações preventivas e corretivas ligadas ao mau tempo.
Segundo a Defesa Civil, 70 bairros receberam SMS’s com mensagens para evacuação. Foram efetuados 17 cortes de árvores em residências e 22 foram retiradas por conta de obstrução nas seguintes vias: BR-101 e RJ-155. Mensagens de evacuação também foram enviadas aos moradores da Vila Histórica de Mambucaba, Morro da Boa Vista, Parque Perequê e Parque Mambucaba, exclusivamente quanto ao risco exclusivo de alagamentos nessas localidades, por conta de junção das chuvas e da maré alta
O setor de engenharia da Defesa Civil efetuou 35 ocorrências, dentre elas, quatro interdições de imóveis. Mais de 800 toneladas de troncos e vegetações foram retiradas das ruas, com o uso de 100 maquinários do Serviço Público, que também enviou uma equipe composta por 71 profissionais à Ilha Grande para se juntar a outros 42 funcionários no atendimento às ações relacionadas às chuvas.
As vistorias emergenciais continuam a ser realizadas e, diante da previsão de continuidade da chuva, a cidade segue em estado de alerta.
Cadastramento para receber informações oficiais
Em Angra, quase 37 mil pessoas estão cadastradas no sistema de aviso por SMS, que é gratuito. Para receber as mensagens preventivas quanto ao cenário metereológico, é necessário enviar um SMS para o número 40199, informando apenas o CEP da residência, pousada, hotel, local de trabalho etc. Mesmo sem créditos, o cidadão inscrito recebe as mensagens. É importante que os moradores fiquem atentos a todas as orientações da Defesa Civil e, em caso de necessidade, liguem para 199 / (24) 3365 4588.
Às 17h20 minutos de quinta-feira (dia 31), foram enviados SMS’s aos moradores com avisos das possibilidades de chuvas fortes na região; às 20h50 foram detectados alto índices pluviométricos na cidade; às 23h50 foram enviados SMS’s de evacuação, o que aconteceu juntamente com a abertura de pontos de apoio. Às 4h10 de sexta-feira (dia 1º), as 20 sirenes do município foram acionadas devido ao risco de deslizamentos, avisando aqueles que vivem em áreas de risco sobre a necessidade de deslocamento para os pontos de apoio, que somam 85 – todas as unidades da rede municipal.
Apoio às famílias
Profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania e Secretaria Executiva de Assistência Social passaram o dia em atendimento às famílias que procuraram os pontos de apoio abertos no município. Foram realizados ainda mais de 211 atendimentos nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) da cidade.
Mesmo depois de deixarem os locais que oferecem ajuda, essas famílias continuarão recebendo a assistência necessária. Todos os CRAS permaneceram abertos durante o dia para atender à população. Até às 18h desta sexta, nenhuma pessoa precisou ficar nos abrigos. As aulas municipais foram suspensas nesta sexta-feira.
No decorrer do final de semana, famílias que precisarem de assistência poderão se dirigir para a Casa Abrigo, aberta 24h, no Areal, ou para o Centro de Atenção à População de Rua, no Bracuí, também aberto 24 horas. Além disso a Secretaria de Desenvolvimento Social deixou equipes de plantão para monitorar possíveis casos de desalojados.
Confira os pontos de apoio da Prefeitura:
POLO I
E.M. Mauro Sérgio da Cunha – Japuíba
E.M. Pref. Toscano de Brito – Gamboa
POLO II
E.M. Regina Célia Monteiro Pereira – Morro do Carmo
CETI E.M.Antônio Joaquim de Oliveira – Sapinhatuba I
E.M. Frei Fernando Geurtse – Marinas
E.M. Profº José Américo Lomeu Bastos – Morro do Abel
Zita de Oliveira Soares – Sapinhatuba III
POLO III
E.M. Cel. João Pedro de Almeida – Camorim Grande
E.M. Raul Pompéia – Monsuaba
E.M. Poeta Carlos Drumond de Andrade – Camorim Pequeno
POLO IV
E.M. Pref. José Luiz Ribeiro Reseck – Frade
E.M. Frei Bernardo – Parque Mambucaba
E.M. Inácio During – Vila Histórica
POLO V
E.M. Brigadeiro Nóbrega – Abraão – Ilha Grande
E.M. Ayrton Senna da Silva – Praia Vermelha