A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça (dia 17), a operação “Enterro dos Ossos” para combater crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Na ação de hoje, cerca de 50 policiais federais cumprem 11 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 7ª Vara Federal criminal do Rio de Janeiro, em residências e empresas localizadas no Rio de Janeiro e em São Paulo.

O trabalho consiste em desdobramento da Operação Patron, deflagrada em novembro de 2019, e tem por objetivo aprofundar as investigações acerca de pessoas físicas que mantém ou mantiveram bens e recursos no exterior não declarados às autoridades brasileiras competentes (observados os limites impostos pela Resolução nº 4.841/2020), além de praticar operações suspeitas de “dólar-cabo”.

Os envolvidos poderão responder pelos delitos previstos nos artigos 22 da Lei 7.492/86 (crimes contra o sistema financeiro nacional) e art. 1º da lei 9.613/98 (crimes de lavagem de capitais).

Enterro dos ossos é uma expressão utilizada no Brasil sobre o costume de as famílias voltarem a reunir-se no dia seguinte da ceia do natal para continuar a refeição da noite anterior. As investigações em torno do esquema criminoso se desenvolveram até aqui por meio das operações Cambio Desligo e Patron. Com base no material apreendido e analisado nessas investigações, a Polícia Federal retorna às ruas para deflagrar mais uma fase desse trabalho, em busca de elementos que corroborem a prática de lavagem de dinheiro e evasão de divisas em paraísos fiscais realizados por agente financeiro da organização criminosa. PF deflagra operação Enterro dos Ossos no Rio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.