A disputa travada há décadas pelos servidores públicos da prefeitura de Volta Redonda para a criação do Plano de Cargo, Carreira e Salários (PCCS) tem mais uma movimentação na Justiça. Na quarta-feira (dia 1º), a 5ª Vara Cível determinou prazo de 20 dias para que o prefeito Neto promova o reenquadramento funcional da categoria, com direito aos vencimentos e vantagens, conforme cálculos previamente estabelecidos por peritos contábeis.

A sentença do juiz Alexandre Custódio Pontual é respaldada pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJRJ), que no último dia 17 de maio também negou recurso especial interposto pelo Município. O entendimento é que a fase atual do feito é de cumprimento definitivo do objeto julgado, visando a implementação do PCCs.

Em diferentes instâncias, magistrados consideraram que todas as audiências de mediação foram realizadas “na presença das altas autoridades do Executivo local”, contando em muitas delas com o próprio Prefeito, “que sucessivamente prometeu o cumprimento da ordem judicial, estipulou prazo que foi homologado por todos e o descumpriu”.

Em meio a isso, a administração municipal passou a contestar o exame técnico feito pelos peritos, isso anos depois de iniciado o cumprimento de sentença. Pela decisão da última quarta-feira, agora a Prefeitura tem que apresentar o levantamento dos valores bloqueados em suas contas, afinal, a Justiça considera que “há um universo indizível de mentiras e recortes parciais do processo de cumprimento e do processo principal”.

Como os cálculos dos valores devidos aos servidores foram realizados por perito do corpo técnico do Município, conforme juntado na ação, e mesmo assim o PCCS não foi cumprido, a Justiça considera que a postura da Prefeitura configurou como litigância de má-fé. O arresto nas contas do Palácio 17 de Julho tem por finalidade a demonstração de que o devedor tem capacidade financeira para implementar o Plano, conforme decisão.

Saindo do papel, o Plano beneficiará cerca de três mil pessoas (entre servidores ativos, inativos e os pensionistas), que aguardam a aplicação da Lei Municipal que criou o PCCS.

História

A implantação do PCCS dos funcionários públicos da Prefeitura de Volta Redonda se arrasta há mais de duas décadas. Em dezembro de 2020, a desembargadora Geórgia de Carvalho Lima, mandou suspender decisões de primeira instância relacionadas ao PCCS. O Sindicato do Funcionalismo Público Municipal, representante legal da categoria na ação, recorreu da liminar.

Na oportunidade, a magistrada determinou o imediato desbloqueio de R$ 4,3 milhões das contas da Prefeitura, a suspensão do arresto de R$ 100 mil imposto pela primeira instância à Prefeitura e ao então prefeito Samuca Silva, além da suspensão do prazo de implementação do Plano. Ainda naquele momento, a desembargadora atendeu a um agravo de instrumento apresentado pelo Município contra o Sindicato do Funcionalismo.

1 COMENTÁRIO

  1. Quero acreditar. Existe sempre uma manobra, por parte da Prefeitura e acaba um Juiz assinando em favor da mesma, o funcionalismo sempre fica chupando dedo.
    Apesar dos mil passeios que promovem para idosos, muitos desses nem são da cidade e não trabalharam na Prefeitura de VR, os INATIVOS da PMVR, são tratados com descaso. Uma grande mentira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.