Policiais civis do Departamento-Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD) apreenderam, na sexta-feira (dia 7), R$ 1 milhão de reais em espécie. O montante estava em um shopping na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. A ação é parte de investigações relacionadas a uma organização criminosa que lava dinheiro obtido por meio de estelionatos e furtos mediante fraude, como golpes de pix e clonagem de aplicativos de mensagens. Duas pessoas foram conduzidas à delegacia para prestar esclarecimentos.
Os agentes investigam, ainda, possível envolvimento do bando com outras quadrilhas que teriam cometido crimes como fraudes a licitações de diversos municípios e sonegação e fraudes fiscais.
As diligências contaram com o auxílio de informações da Unidade de Inteligência Financeira e de Setor de Compliance Bancários, que apontaram para a existência de um sofisticado sistema de movimentações financeiras de empresas de fachada e utilização de “laranjas” para transferência e saque de altos valores em espécie.
De acordo com os policiais, o valor apreendido foi devidamente contabilizado e depositado em conta judicial para garantia de ressarcimento a vítimas e lesados., bem como recuperação e reversão de ativos para a Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol). As investigações prosseguirão em sigilo para identificação dos demais envolvidos na empreitada criminosa.
Divulgação PCERJ