Morreu nesta quarta-feira (dia 9), aos 77 anos, a cantora Gal Costa, um dos maiores nomes da música popular brasileira. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da artista. “É com pesar que confirmamos o falecimento da cantora Gal Gosta, na manhã dessa quarta-feira, 09 de novembro, em São Paulo. Gal Costa sofreu um infarto em sua casa e não resistiu. Pedimos respeito e compreensão nesse momento de luto”, diz o comunicado.
A causa da morte, no entanto, não foi divulgada. Recentemente, a cantora passou por uma cirurgia nasal, procedimento do qual vinha se recuperando. Gal, inclusive, era uma das principais atrações previstas para o festival Primavera Sound, que aconteceu em São Paulo o último fim de semana. Porém, teve sua participação cancelada de última hora.
Considerada uma das principais referências vocais femininas no país, Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 26 de setembro de 1945 em Salvador. Fez sucesso com clássicos do Tropicalismo e da MPB, entre eles “Baby”, “Meu nome é Gal”, “Chuva de Prata”, “Meu bem, meu mal”, “Pérola Negra” e “Barato total”. O seu último trabalho de estúdio foi “Nenhuma Dor”, em 2021.
Em sua rede social, o cantor Gilberto Gil lamentou: “Muito triste e impactado com a morte de minha irmã gaúcha”. Vera Magalhães também comentou a triste notícia: “Que tristeza, meu Deus. RIP Gal Costa”. O ator José de Abreu disse: “RIP Gal. O som do meu desbunde. Fa-tal”.
Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento da cantora.
Foto: Julia Rodrigues / Divulgação
(Nota em atualização)