A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (dia 14), a 2ª fase da Operação “10-20-30” que visa combater as fraudes relacionadas ao aplicativo de serviços e transações bancárias “Caixa-Tem”.
Os policiais lotados na Delegacia de Polícia Federal em Niterói cumpriram dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária em desfavor dos envolvidos na investigação, expedidos pela 2ª Vara Federal de Niterói.
Na primeira fase da operação, foram revelados indícios do envolvimento de funcionários da Caixa Econômica Federal no desvio de valores das contas sociais digitais.
Já a segunda fase da Operação “10-20-30” teve como alvo contas abertas em nomes de terceiros utilizadas para lavagem de capitais proveniente de desvios de contas sociais. O prejuízo comprovado, atribuído ao grupo criminoso, foi de R$596.323,96 (quinhentos e noventa e seis mil e trezentos e vinte e três reais e noventa e seis centavos), entretanto, estima-se que o prejuízo total supere dez milhões de reais.
Os envolvidos serão responsabilizados pelos crimes de organização criminosa, furto qualificado, estelionato, peculato digital, violação do sigilo funcional e lavagem ou ocultação de bens. Se somadas, as penas máximas dos crimes ultrapassam os 46 anos de reclusão.