Volta Redonda ficou em 58º lugar como a melhor cidade para pessoas acima de 60 anos morarem com qualidade de vida. Em 2020, a cidade ficou em sexto lugar. Esse é o resultado do Índice para Desenvolvimento Urbano para Longevidade, o IDL2023, na categoria Cidade Grande que avaliou, ao todo, 326 municípios.
A posição da Volta Redonda se refere às cidades do Sudeste do país.
O IDL é um índice criado pelo Instituto de Longevidade com o propósito de acompanhar os indicadores que representam as ofertas de serviços e infraestrutura que atendem a população idosa nos municípios do país.
Em sua primeira edição, lançada em 2017, o IDL avaliou 498 municípios brasileiros nas categorias Cidades Grandes e Cidades Pequenas (50 a 100 mil habitantes). Em 2020, em sua segunda edição, o número de municípios avaliados passou para 876, também nas categorias Cidades Grandes e Cidades Pequenas.
Em sua terceira edição, o IDL 2023 traz uma outra novidade, além do aumento no número de municípios analisados: a criação da categoria Cidades Médias. A criação dessa terceira categoria objetiva preservar certa homogeneidade de características existentes entre cidades com tamanho populacional semelhante.
Para avaliar todos esses municípios, foram definidos 23 indicadores divididos em três variáveis:
Saúde
Os indicadores desta dimensão buscam mensurar os fatores de saúde que afetam a qualidade de vida da população com 60 anos ou mais. São eles:
- Estabelecimentos de saúde;
- Leitos hospitalares;
- Profissionais de saúde;
- Cobertura vacinal;
- Procedimentos ambulatoriais;
- Procedimentos hospitalares;
- Óbitos por doenças infecciosas e parasitárias;
- Óbitos por doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas;
- Óbitos por doenças de aparelho circulatório;
- Óbitos por causas externas.
Socioambiental
Os indicadores desta dimensão buscam mensurar os fatores socioambientais que afetam a qualidade de vida da população com 60 anos ou mais. São eles:
- Mortalidade por causas não naturais;
- Carga tributária;
- Engajamento cívico de idosos;
- Relações afetivas;
- Conectividade;
- Aprendizado contínuo entre idosos.
Economia
Os indicadores desta dimensão buscam mensurar os fatores econômicos que afetam a qualidade de vida da população com 60 anos ou mais. São eles:
- Representatividade da população de idosos;
- Longevidade esperada aos 60 anos;
- Produção de riqueza municipal;
- Capacidade de consumo de aposentados;
- Segurança financeira dos idosos;
- Vulnerabilidade social dos idosos;
- Endividamento municipal.
A poluição tá matando mais que o crime em volta redonda