A chapa do Partido dos Trabalhadores (PT) para a prefeitura de Volta Redonda nas eleições de outubro aponta para uma mudança estratégica ao considerar a possibilidade de uma coligação mais ampla. O grupo em torno do pré-candidato, professor Alexandre Habibe, evidencia abertura para ter um candidato a vice-prefeito indicado pela Federação Partidária, envolvendo o PV e o PCdoB, ou até mesmo de outra sigla, desde que haja alinhamento ideológico.

Essa decisão de formar uma chapa não exclusivamente “puro-sangue” do PT reflete uma abordagem mais aberta na busca por construir um campo político popular para disputar as eleições municipais de 2024. A deliberação ocorreu em reunião da executiva local do partido na semana passada.

A escolha de um vice-prefeito de outro partido sugere a intenção de construir alianças e fortalecer a candidatura de Alexandre Habibe. Nas eleições de 2020, então pelo PCdoB, ele obteve 1,08% dos votos válidos (1.617), ficando atrás de Cida Diogo, do PT, que recebeu 2,31% (3.459 votos).

O cenário político em Volta Redonda promete ser dinâmico, com a possibilidade de uma chapa diversificada, representando diferentes perspectivas na tentativa de superar o favoritismo do atual prefeito Antônio Francisco Neto (PP). O desenrolar dessas negociações e a definição da chapa final serão observados de perto pelos eleitores e analistas políticos até as convenções partidárias, programadas para o período de 20 de julho a 5 de agosto.

Entretanto, é evidente que a esquerda na Cidade do Aço não marchará totalmente unida, ao menos no primeiro turno. O PSOL, por exemplo, sinaliza que deve mais uma vez apoiar o nome de Juliana Carvalho, que em 2020 ficou em sexto lugar nas eleições municipais, com 3.588 votos (2,40%). As divergências e estratégias distintas entre os partidos de esquerda podem adicionar complexidade ao cenário eleitoral.

Foto: divulgação

1 COMENTÁRIO

  1. PT que é o partido das trevas, atualmente se alinha à outros partidos pois não tem mais expressão política nesta região.
    Só mesmo o Nordeste pra ficar iludido com promessas dessa sigla.
    O pior é que só pode se unir com siglas que o cidadão que pensa, não vota jamais.
    Será mais um vexame de votos também nesta eleição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.