A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) atualizou os registros de casos prováveis de dengue até o dia 1º de fevereiro. O Centro de Inteligência em Saúde (CIS-RJ) contabilizou 20.064 notificações este ano. Os dados passarão a ser divulgados duas vezes por semana: às terças e quintas-feiras, para melhor acompanhamento do panorama da doença no Estado do Rio. Os números e análises técnicas estão disponíveis no site da secretaria no Monitora RJ (https://monitorar.saude.rj.gov.br/) , que permite a busca detalhada por regiões e para os 92 municípios fluminenses.

“A divulgação é importante para que todos acompanhem a situação da doença no estado. A orientação que temos para a população é de que as pessoas façam a varredura em casa, eliminando a água parada que pode dar origem a focos do mosquito. É fundamental não se automedicar. Está com febre, dores no corpo, no fundo dos olhos e, principalmente, dores abdominais, procure uma unidade de saúde. O Governo do Estado está apoiando às prefeituras, enviando medicamentos e equipamentos para a montagem de salas de hidratação onde já são necessárias – esclarece a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

A SES-RJ recebeu solicitações de instalação de salas de hidratação dos municípios de Volta Redonda e Piraí, no Médio Paraíba; Vassouras e Engenheiro Paulo de Frontin, no Centro-Sul fluminense; e Aperibé, no Noroeste. Desde sexta (dia 2) e até terça-feira (dia 6), as equipes da SES vão percorrer os cinco municípios para avaliar de perto dados de incidência da doença e capacidade de atendimento para decidir as medidas de apoio necessárias. O conjunto de equipamentos e medicamentos já foram enviados para Itatiaia, Resende e Três Rios.

– Estamos coordenando as ações de atendimento com os municípios e oferecendo insumos e equipamentos. Podemos implantar rapidamente centros de hidratação nos locais em que identificarmos a necessidade de aumento da capacidade de atendimento. Já atendemos Itatiaia, Resende e Três Rios -, explica a secretária.

Plano Estadual de Combate à Dengue

Na semana passada, o governador Cláudio Castro e a secretária Claudia Mello lançaram o programa Gov.RJ contra a Dengue Todo Dia!, que envolve o uso de tecnologia, qualificação e apoio aos 92 municípios do estado. O investimento é de R$ 3,7 milhões. O Governo do Rio comprou equipamentos e insumos que estão sendo distribuídos aos municípios com maior incidência de casos, para a montagem de até 80 salas de hidratação, que terão capacidade para atender, ao todo, até 8 mil pacientes por dia. A Secretaria de Saúde está treinando 2.000 médicos de emergências e profissionais de saúde dos 92 municípios para garantir o diagnóstico mais preciso e o tratamento correto, como também a capacitação no atendimento às gestantes infectadas. Além disso, 160 leitos de nove hospitais de referência do estado poderão ser convertidos, inicialmente, para tratamento da dengue, como foi feito na Covid-19 .

“Muitos profissionais de saúde que se formaram nos últimos anos não tiveram contato com a doença no seu dia a dia. Desde o fim do ano passado, estamos capacitando médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde para um diagnóstico mais preciso e dentro dos novos protocolos de atendimento atualizados pelo Ministério da Saúde. A hidratação imediata é fundamental para o sucesso do tratamento. Organizamos o fluxo de atendimento em UPAs e emergências para dar prioridade aos pacientes com sintomas de dengue, principalmente aqueles com sinais de alerta da doença, que podem evoluir para quadros mais graves”, afirma Claudia Mello.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.