A Vara Única da Comarca de Piraí e a 94ª Delegacia de Polícia Civil recuperaram, no mês de março, uma imagem de Sant’Ana Guia do século XVIII, furtada em 2007 da Igreja Matriz do município. A escultura foi encontrada no Museu de Sant’Ana, em Tiradentes-MG, e devolvida à Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda, no Sul Fluminense. O anúncio do caso aconteceu na quinta-feira (dia 4) durante coletiva de imprensa, na Cúria Diocesana.

O mandado de Ação de Busca e Apreensão foi expedido pelo juiz Fellippe Bastos Silva Alves. A execução ficou a cargo da 94ª DP, chefiada pelo delegado José de Moraes Ferreira, que determinou a Diocese como Fiel Depositário, no dia 7 de março de 2024.

Furto

Em 15 de janeiro de 2007, a imagem de Sant’Ana Guia foi furtada do interior da igreja e a ocorrência registrada no dia 16 de janeiro. Após o acontecimento, o bem foi cadastrado no Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), à espera de informações sobre o caso.

O Bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique, afirmou que o êxito alcançado foi resultado do trabalho conjunto das comissões da Cúria e dos órgãos competentes. “Estamos testemunhando um momento histórico para a nossa Diocese e, também, para a Paróquia de Sant’Ana, em Piraí. Em 2007, a imagem histórica de origem portuguesa foi furtada. Desde então, empenhamo-nos em todas as frentes para recuperá-la, registrando o furto e reconhecendo que a imagem estava tombada pelo Inepac. Estamos extremamente felizes por tê-la recuperado e devolvê-la à Igreja de Piraí, onde sempre deveria ter permanecido”, comentou o Bispo.

“Com relação às investigações sobre a padroeira de Piraí, a imagem de Sant’Ana, tão logo tivemos informação de que ela havia sido reconhecida no museu em Tiradentes, procedemos a um pedido de busca e uma comunicação com a Diocese. A Diocese, por meio de sua advogada, nos providenciou um laudo pericial em que ficou constatada a mesma imagem que foi furtada da igreja de Piraí e a imagem que estava em exposição no mencionado museu. Com o mandado de busca em mãos, contatamos o delegado da área. A santa foi apreendida e depositada imediatamente na Diocese. Quanto ao desdobramento das investigações, nos reservamos, uma vez que estas ainda estão em andamento”, disse o delegado José Ferreira.

Laudo técnico comprova a veracidade da imagem

Em laudo técnico realizado pela D’Gusmão Conservação e Restauração de Obras de Arte, a perita em artes sacras Elaine Gusmão analisa de forma comparativa os registros históricos e os dados provenientes do museu. No documento, ela reforça que a imagem é a mesma furtada em Piraí, com evidências de ter passado por um processo de remoção de repinturas, recuperando a policromia original.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) confirmaram a veracidade do laudo técnico apresentado pela Diocese.

Como a imagem

foi encontrada?

Todos os anos, a Igreja de Sant’Ana prepara a festa da padroeira, que ocorre no dia 26 de julho. Uma série de programações é elaborada e, para sua divulgação, são produzidos cartazes, panfletos e camisetas.

Em 2023, a equipe organizadora estava à procura de imagens em formato digital para a produção dos materiais da festa e, durante uma pesquisa na internet, encontrou a foto da imagem de Sant’Ana Guia no museu de Tiradentes. Para surpresa de todos, a imagem possuía muitas semelhanças com aquela furtada em 2007.

Depois disso, a Paróquia procurou a Cúria Diocesana para informar o fato e um comitê interno ficou responsável por buscar profissionais especializados em obras sacras. Um laudo independente foi elaborado e apontou se tratar da imagem que desapareceu da igreja em 2007.

Após obter as informações necessárias, o padre Daniel Cezar, Chanceler da Diocese, acompanhado pela advogada da Cúria Diocesana, Lucila Gouveia, dirigiram-se à 94ª Delegacia de Polícia para relatar o caso. Os desdobramentos dessa investigação ocorreram ao longo de vários meses e culminaram com o retorno da imagem no dia 7 de março de 2024. A escultura será reinstalada na Igreja de Santana, em Piraí, construída no século XIX e protegida pelo tombamento municipal desde 2005, bem como pelo Inepac, juntamente com seu acervo, desde 2018.

O retorno da imagem de Sant’Ana Guia à Igreja Matriz está agendado para o dia 14 de abril. Um evento cerimonial está planejado para ocorrer às 18 horas na sede da Prefeitura, com a presença de autoridades locais e fiéis. Posteriormente, a imagem será conduzida à Igreja Matriz, onde será celebrada uma missa especial, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique.

Museu de Sant’Ana se compromete

a colaborar na investigação

sobre furto de imagem

A direção do Museu de Sant’Ana, em Tiradentes-MG, se manifestou sobre o caso, dizendo que se comprometeu em colaborar com as apurações. Em nota, a instituição relata que foi surpreendida com a informação de que uma das imagens de Senhora Santana, exposta no Museu, teria sido furtada em 2007, da Igreja da cidade de Piraí.

“Importante ressaltar que, antes do Museu ser inaugurado, há cerca de dez anos, todas as peças do acervo foram submetidas à uma análise do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e doadas para esta autarquia, que foi imediatamente comunicada do ocorrido”, detalha a administração do Museu de Sant’Ana, reafirmando seu compromisso com a cultura nacional e se mantém à disposição das autoridades para ajudar no esclarecimento do caso.

Foto: divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.