O engenheiro volta-redondense Eduardo Bartolomeo deixou a presidência da Vale. O anúncio foi feito pela mineradora, que confirmou o nome de Gustavo Pimenta como próximo presidente. Ele foi eleito pelo Conselho de Administração, de forma unânime, ao fim de um processo de seleção. Pimenta é o atual vice-presidente executivo de Finanças e Relações com Investidores.
Bartolomeu assumiu a presidência em 2019 após o desastre de Brumadinho. Durante seu mandato, implementou avanços em segurança, incluindo o programa de descaracterização de barragens. A distribuição robusta de dividendos e a reestruturação da empresa, com a criação da unidade de metais básicos VBM e a venda de operações não essenciais, são consideradas conquistas positivas. No entanto, a Vale ainda enfrenta desafios, incluindo o aumento nos volumes de produção e a obtenção de licenças.
O presidente do conselho de administração da empresa, Daniel Stieler, disse que “estamos muito felizes e confiantes com a escolha de Gustavo Pimenta. Ele reúne as competências necessárias para que possamos aspirar um novo ciclo virtuoso para a companhia, orientado por nosso propósito, e com grande potencial de geração de valor a todos os nossos públicos de relacionamento. O processo sucessório evidenciou o alto nível de integridade, transparência e robustez da governança da empresa”.
Pimenta disse que “agradeço a confiança para liderar a Vale nesse novo ciclo. Vamos juntos nessa jornada, intensificando o diálogo com todos os nossos stakeholders [interessados] e priorizando a segurança das pessoas, das operações e do meio ambiente. Tenho certeza de que seguiremos avançando em nossa missão, com foco em geração e distribuição de valor, elevando a Vale a patamares ainda mais altos.”
Quem é
Gustavo Pimenta é um executivo com experiência global nos setores financeiro, de energia e mineração, e com uma carreira desenvolvida ao longo de mais de 20 anos no Brasil, Estados Unidos e Europa. Em 2021, assumiu a posição de vice-presidente executivo de Finanças e Relações com Investidores da Vale.
Com informações da Agência Brasil