Volta Redonda recebe, nesta segunda-feira (dia 10), em evento na Ilha São João, dez viaturas para a secretaria de Ordem Pública, fruto de uma parceria entre a Guarda Municipal e o Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS) para intensificar o patrulhamento noturno da cidade. As novas viaturas vão ficar à disposição dos efetivos da Guarda Municipal e dos agentes que atuam pelo PROEIS e SEOP para ampliar a sensação de segurança da região. O evento contará com a presença do secretário de Estado da Polícia Militar, Coronel Marcelo Menezes.
Além disso, a prefeitura lança três novas patrulhas de proteção da Guarda Municipal (GMVR). O objetivo é fortalecer ainda mais a segurança pública na cidade, atuando na prevenção, mediação e repressão a conflitos sociais, garantindo um atendimento adequado aos temas que envolvem crianças e adolescentes, animais e o meio ambiente e em casos de intolerância religiosa, preconceito racial e contra pessoas com deficiência (PCDs) e LGBTQIA+.
O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, lembrou que Volta Redonda foi pioneira no lançamento das patrulhas Maria da Penha e de Proteção ao Idoso, e destacou que essa ação atende às demandas atuais da sociedade.
“Mais uma vez estamos saindo na frente com a criação dessas novas patrulhas. São medidas para a construção de uma sociedade mais igualitária, até porque as legislações estão em constantes evoluções. A ideia é que essas novas patrulhas sejam capazes de atender de forma especializada, dentro de uma pessoalidade, a fim de reduzirmos significativamente alguns conflitos sociais São temas importantes para a sociedade de Volta Redonda e que atendem ao desejo da população, assim como do prefeito Neto”, disse Coronel Henrique.
Estrutura de proteção consolidada
Volta Redonda já conta com a Patrulha Maria da Penha – voltada às mulheres vítimas de violência doméstica; a Patrulha Escolar, que auxilia no fluxo de trânsito na entrada e saída das escolas, garante a segurança de profissionais e estudantes e atua na resolução de conflitos; e com a Patrulha de Proteção ao Idoso, que atua no combate a situações de violência aos maiores de 60 anos, além de levar informações sobre os direitos da Melhor Idade.
“Temos uma estrutura de segurança pública consolidada, além de contarmos com a integração entre os órgãos de segurança e a parceria com a sociedade. O sucesso na segurança pública só acontece com todos em prol de um único objetivo”, finalizou Coronel Henrique.
Fotos: Thiago Santos/Semop