O Governo do Estado divulga, esta semana, 2.542 oportunidades de emprego formal, estágio e jovem aprendiz no Rio de Janeiro, captadas pela Secretaria de Trabalho e Renda. Por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) são oferecidas 1.004 vagas com carteira assinada, distribuídas pelas regiões Metropolitana, Serrana e Médio Paraíba. Para quem está buscando estágio ou uma chance como jovem aprendiz, o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) disponibiliza 1.538 oportunidades.
Os maiores salários (R$ 4.554) estão na Região Metropolitana e são para os cargos de motorista de ônibus urbano, mecânico de manutenção de máquinas industriais e motorista carreteiro, todos com experiência comprovada, no bairro de Jacarepaguá, e em Lages, em Paracambi. Também há oportunidades para empregada doméstica, gerente de loja, babá e zelador. Para pessoas com deficiência (PcD), há 196 posições, e as remunerações são de até R$ 3.036.
No Médio Paraíba, foram captadas 56 oportunidades nas cidades de Valença, Barra do Piraí e Volta Redonda, com remuneração média de um salário mínimo. Já na Serra, todas as 239 ofertas de emprego são para Teresópolis. A remuneração média varia de um a dois salários mínimos, para funções como as de açougueiro, serralheiro e atendente balconista.
De acordo com o Observatório do Trabalho da Secretaria de Trabalho e Renda, 68,7% das vagas captadas são do setor de Serviços e 31,3%, do Comércio. Por nível de escolaridade, 44,7% das oportunidades requerem o Ensino Médio completo e 37,1%, o Ensino Fundamental completo. A maioria das vagas (62,4%) exige experiência.
Para se inscrever ou atualizar o cadastro, é necessário ir a uma unidade do Sine, levando os documentos de identificação civil, carteira de trabalho, PIS/PASEP/NIT/NIS e CPF. O endereço e os detalhes de todas as vagas oferecidas podem ser encontrados no Painel Interativo de Vagas, disponível no site www.rj.gov.br/trabalho.
Quem busca uma oportunidade de estágio ou jovem aprendiz, pode se candidatar a uma das 1.538 vagas oferecidas pelo CIEE. Informações mais detalhadas podem ser obtidas em www.ciee.org.br.